domingo, 3 de maio de 2020

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – defender a ética e verdade acima de tudo!


Prof. Josemar Carvalho


A liberdade de imprensa é fundamental em que qualquer sociedade onde o jogo democrático é o balizador das relações sociais.  A data foi criada em 20 de Dezembro de 1993 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, reafirmando o 19 da Declaração de Universal de Direitos Humanos . A escolha da deve-se a Declaração de Windhoek , um manifesto produzido por jornalistas africanos, que entre outros pontos estão a liberdade de imprensa, a construção de uma mídia independente de governos, a soltura de 48 jornalistas presos e a investigação de mortes de 17 jornalistas.

Aqui no Brasil, com a onda de irracionalidade promovida pelo Presidente Bolsonaro e seus apoiadores, a sua importância aumenta ainda mais. As divulgações de “fakenews” é um das práticas que temos que repudiar, pois disseminam mentiras e estimulam o ódio.  Cerceamento físico à jornalistas e repórteres não podem ser tolerados.

A data deve ser lembrada para reafirmar a liberdade de expressão e a ética na divulgação das informações. Compartilhe esta imagem para ajudar na reflexão sobre a importância do dia mundial de liberdade de imprensa.





Josemar Carvalho, 44 anos, professor universitário e da rede pública de ensino. Coordenador e Educador Popular da Rede Emancipa. Membro do Diretório Nacional e Estadual do PSOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário