quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O desenvolvimento não se faz com cadeias

por Jorge Santana

No município de São Gonçalo estão sendo construídas duas cadeias públicas pelo governo estadual, que estão sendo inauguradas neste ano de 2013. A população gonçalense deseja que os investimentos do governo do estado não sejam em cadeias, mas escolas técnicas, hospitais, teatros, entre outras necessidades.

A política de encarceramento e criminalização da pobreza está presente no Brasil desde o fim da Ditadura. Oferecer segurança para a população é sinônimo de prender pobres, negros, suburbanos e favelados. Atualmente o número de presos por tráfico já superou o número de presos por algum crime ligado ao patrimônio. Mesmo assim a violência só aumenta, principalmente na periferia. O argumento para construção de casas de detenção em São Gonçalo, é que existem muitos presos em nosso município. Um argumento no mínimo insolente.

As duas cadeias públicas custaram ao todo R$ 50,1 milhões, o projeto prevê também uma urbanização do entorno. As cadeias serão construídas no bairro de Guaxindiba, porém pelo que apresenta até agora as obras de urbanização ainda não começaram. As duas cadeias terão capacidade para 1200 presos. O governo promete a criação de 300 empregos diretos e 900 empregos indiretos.

Existem vários movimentos contra a construção de presídios e aterros sanitários em alguns municípios. Esses movimentos são válidos na crítica de como serão construídos esses empreendimentos, porque a nossa sociedade necessita destes. O governo do estado do Rio de Janeiro só olha para São Gonçalo para construir cadeias.

A construção de cadeias públicas faz parte de um esforço do governo estadual e do poder judiciário em acabar com as carceragens dentro de delegacias. Para alcançar esse objetivo é necessário a construção de cadeias públicas, onde os detentos não condenados aguardarão o julgamento.

A construção das cadeias em nenhum momento foi discutida com a população, foi uma decisão arbitrária de cima para baixo e além da omissão da prefeitura em indagar o governo estadual sobre tal obra. O governo estadual não tem como princípio a democracia e sim o despotismo. O bairro de Guaxindiba carece de pavimentação, segurança, saneamento básico, escolas, transporte público e, o que governo pretende construir no bairro são  apenas cadeias.

* Jorge Santana é militante do PSOL e morador de São Gonçalo

9 comentários:

  1. Caro Jorge Santana, li recentemente um artigo que dizia que os nossos presídios estão 60% acima de sua capacidade. Enquanto não tivermos um IDH padrão Suécia, país que, mês passado, fechou 4 presídios por falta de presidiários, será preciso construir mais desses estabelecimentos. Vamos lembrar que o Brasil já foi condenado várias vezes pela ONU por desrespeito aos Direitos Humanos com base na situação dos detentos.

    ResponderExcluir
  2. Acho um absurdo que alguém entre analfabeto num presídio e saia de lá igualmente analfabeto. Os presídios deveriam preparar suas vítimas para voltarem á sociedade como cidadãos úteis e produtivos. É muita hipocrisia se discutir tanto a saúde do José Genoíno enquanto gente negra e favelada sofre o Inferno em vida em nossos presídios. Alguém já ouviu falar em prisão domiciliar pra pobre?

    ResponderExcluir
  3. Meu caro,excelente texto: apenas para deixar bem clara a situação da localização das casas de custódia, as mesmas foram construídas na divisa dos bairros de Sta. Luzia e Jd. Catarina,não ficando nem mesmo próximas ao bairro de Guaxindiba, visto que existe o bairro de Sta. Luzia entre os mesmos, alguma confusão pode ser causada pela proximidade das referidas casas de custódia com a margem direita do rio Guaxindiba,formada pelo rio Conga que recebe o rio Camarão na ponte da BR que separa Sta.Luzia de Guaxindiba,seguindo recebe o rio Alcântara próximo a divisa de Sta. Luzia e Jd. Catarina, então as casas de custódia ficam na margem direita do Rio Guaxindiba,na divisa dos bairros de Sta. Luzia e Jd.Catarina e não no bairro de Guaxindiba,abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marconi, desculpa o erro geográfico. Alguns veículos de imprensa divulgaram que era em Guaxindiba. Eu tomei como fonte o jornal O globo. É verdade também que se sabe pouco sobre a geografia do nosso município. Abraço!

      Excluir
  4. O povo gosta muito de reclamar, o Governo é um FDP mais cá pra nós reclamar de cadeia? Suécia pode ter fechado umas 3 mais a nossa realidade não é essa e sejamos sinceros pode colocar o governo que for que não vai mudar .. podem fazer 30 cadeias que da pra encher tranquilo.

    Agora pergunto ao Jorge, você já foi lá ou ao menos passou por perto? Elas foram construídas em uma área que não tem absolutamente NADA nem estada para ir pra lá tinha teve que ser feita. Agora se você tiver com tanta pena pega um mocado desses vagabundos e leva pra sua casa até eles serem julgados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ruas do entorno continuam sem asfalto, o acesso ao presídio é difícil, não existe uma linha de ônibus até o presídio e nenhum desenvolvimento foi gerado para o bairro. Qualquer um que passa na BR consegue ver que é um presídio no meio do nada. Agora, vocês quer falar que o presídio é a redenção econômico de Sâo Gonçalo, como o Comperj também. Por favor.

      Excluir
  5. Celso, o governo Cabral está há 7 anos, no poder em nada de relevante foi construído ou feito em São Gonçalo, inclusive a famosa UPP no Salgueiro também não saiu. E delegacia legal do Mutuá que está há 7 anos em construção. A única medida do governo estadual é jogar um asfalto safado em algumas ruas. A população carcerária do Brasil é o 4° país do mundo em presidiários, muito deles vivem em condições desumanas. Me diz, o que melhorou com a construção de presídios e cadeias? O Brasil continua tendo 50 mil homicídios por ano. Quase 40% dos presos ficam mais tempo preso, do que a sua pena. Devido a demora da justiça em julgar os seus respectivos casos.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, os presídio Patrícia Acioly se localiza no bairro Santa Luzia. Independente de qualquer coisa, a decisão para a construção do presídio aparentemente foi aleatória. O que seria um presídio feminino, tornou-se um presídio para abrigar presidiários homens, o local é de péssima localização (dentro de uma área de charco), não existe linhas de ônibus que levem as famílias até lá(para acessar até o presídio é preciso "muita canela"), a urbanização é só no início da via de acesso, o local é ermo, e fica de costas para o bairro Salgueiro, referência em "desgraça humana". Enfim, São Gonçalo é visto como "qualquer coisa" pelas autoridades!

    ResponderExcluir
  7. "Brasil tem 55% mais presos do que a média global" notícia de hoje do jornal o globo. Isso mostra como o Brasil vai na contra-mão do mundo na questão de política prisional e segurança pública.
    http://oglobo.globo.com/pais/brasil-tem-55-mais-presos-do-que-media-global-11365780

    ResponderExcluir