segunda-feira, 27 de maio de 2013

Diga Não ao Destombamento do 3ºBI

por Prof. Josemar Carvalho

Neste artigo, vamos dialogar sobre a proposta de destombamento da área do antigo 3º Batalhão de Infantaria (3º BI), localizado no bairro da Venda da Cruz aqui em São Gonçalo.

O 3º Batalhão de Infantaria era conhecido como Regimento Ararigbóia foi transferido em 2007 para a cidade de Barcelos no Estado do Amazonas. Como parte da politica das Forças Armadas Brasileiras de transferência do seu contigente militar para as fronteiras e para as florestas. O antigo quartel teve importância na 2ª Guerra Mundial.

Iniciaremos o texto, revelando a importância sócio-histórica de um tombamento, depois abordaremos a falsa polêmica sobre habitação popular X tombamento; na sequência analisaremos a falta de política pública do governo Cabral para São Gonçalo; e por último algumas ideias que defendemos para a área.

O TOMBAMENTO É UMA FORMA DE VALORIZAÇÃO DE MEMÓRIA DE LUGAR!

Nos países que minimamente valorizam a cultura e a educação temos no tombamento uma forma de imortalizar uma forma cultural, seja ela arquitetônica, seja ambiental, ou uma obra.

Tombar é fazer com que os monumentos e patrimônios ganhem dimensão histórica. A valorização do lugar, é fundamental na construção e na autoafirmação social. Por outro lado, a desterritorialização retira dos fatos e dos objetos.

Não há desenvolvimento humano, sem a construção de identidades societárias. Todo o grupo humano (seja uma tribo, ou uma sociedade complexa) tem pontos intocáveis para sua reprodução cultural e social.

Infelizmente, em São Gonçalo temos a desvalorização da memória e da história do município. Os exemplos recentes revelam isto: a derrubada da Casa de Umbanda; a retirada dos trilhos do Trem da Leopoldina e agora, a proposta indecente de “destombamento” do 3º Batalhão de Infantaria

HABITAÇÃO POPULAR X TOMBAMENTO: A FALSA POLÊMICA

Audiência sobre o destombamento no auditório da OAB.
O principal argumento para o destombamento do 3º BI é a necessidade de uma área para habitação popular para os desabrigados das enchentes de abril em 2010.

Alguns chegam ao ponto leviano de afirmar que São Gonçalo não tem áreas para construção de novos lugares. Tentam assim para passar um “atestado de burro” na população.

Seguindo a mesma logica, argumentam que estão dando dignidades as pessoas. Sejamos honestos, já se vão três anos e Governo Estadual/Municipal pouco fizeram para resolver a vida das pessoas.

Um exemplo, é o aluguel social fixado desde 2010 em R$ 400,00 que pouco supre as condições básicas das famílias. Os gestores públicos argumentam que não tem dinheiro. Cabe lembrar que para Copa e para os megaeventos não faltam recursos, veja o nosso Artigo sobre a Privatização do Maracanã.

Outro dado, é que diferente de Niterói, as casas não serão doadas. Em São Gonçalo, o Governo apresenta as moradias dentro do quartel como parte do Programa “Minha Casa, Minha vida” do Governo Federal. Logo os moradores terão que pagar as moradias que serão construídas dentro do quartel.

O correto seria a apresentação de um plano de habitação para estas e outras famílias. São Gonçalo tem déficit habitacional muito alto, e não serão as 1200 casas dentro do 3º BI que irão resolver o problema.

A polêmica “fabricada” pelo Governo Estadual (Sérgio Cabral) com apoio da Prefeitura Municipal (Neilton Mulim) só revela que ambos os governos não tem políticas sérias para habitação do gonçalense. Estudos apontam que o déficit habitacional chega a casa de 5%, ou seja 50.000 pessoas.

A LÓGICA DOS INTERESSES: O DESPREZO DE CABRAL POR SÃO GONÇALO E A COVARDIA DO GOVERNO DE NEILTON MULIM

De longe sabemos que o governo de Sérgio Cabral (PMDB) não cuida dos setores básicos da população: a desvalorização dos servidores, os baixos salários dos profissionais de educação e de saúde revelam isto.

Porém, a sua lógica politica de segregação não para aí. Quando observamos São Gonçalo, a perversidade do Governador é ainda pior. Vejamos alguns exemplos:

· A linha 3 do Metrô por ele prometida desde sua primeira eleição em 2006, até hoje não tem sinais de que será construída;

· Outro exemplo é o terminal de Barcas ligando a nossa cidade até o Rio de Janeiro que não saiu da promessa do governador;

· Não precisamos escrever muito para questionar a construção arbitrária do presídio no Jardim Catarina;

Isto é o Governo do senhor Sérgio Cabral e do PMDB!

Já o Governo de Neilton Mulim, mesmo no inicio, já nos fornece sinais de falta de perspectiva coletiva e revela que vai atuar junto a lógica da velha política. Este alerta já foi dado num texto de nossa autoria DOIS MESES DO GOVERNO NEILTON MULIM: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA!

Infelizmente, o governo do “velho” Cabral e do “novato” Mulim estão juntos contra a população, defendendo o destombamento. Revelando a ausência de planejamento estratégico para solução do problema de moradia no município.

O QUE DEFENDEMOS PARA A ÁREA DO ANTIGO 3º BATALHÃO DE INFANTARIA

Nossa participação na audiência
Primeiramente defendemos o tombamento total para área, para em seguida discutir coletivamente o seu uso.

As possibilidades são múltiplas: uma escola técnica é uma possibilidade (o quartel do Barreto será cedido para o Colégio Pedro II de Niterói); a construção de um Museu da Verdade (também uma possibilidade e entraria no eixo das discussões e dos levantamentos feitos pela Comissão da Verdade Nacional); um quartel do corpo de Bombeiros; entre outras iniciativas.

Longe de encerrar o debate, nós do PSOL São Gonçalo nos somamos as mobilizações e solicitamos a todos que assinem a petição on-line contra o destombamento da área do 3º BI.

Veja a minha fala na audiência pública sobre o assunto, acesse os link da TV Ponto de Vista e dos blog's Made In Gonça e Território Gonçalense:

Nossa fala na audiência

Made in Gonça:

Território Gonçalense:


TV PONTO DE VISTA:
Unijor se manifesta em audiência pública
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Josemar Carvalho, 37 anos, professor universitário e da rede pública de ensino. Presidente do Diretório Municipal do PSOL de São Gonçalo- RJ

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem pontuado! Áreas na Av Maricá, Tribobó e Colubandê tem aos montes!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse é um ataque injustificável ao patrimônio histórico de nossa cidade. É inaceitável que o destombamento do 3°BI seja colocado como única solução para resolver o problema do déficit habitacional. Para além do discurso, essa é uma boa oportunidade para o prefeito demonstrar o seu "amor" por São Gonçalo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Josemar, excelente texto. Depois quando puder, dê uma olhada no meu texto sobre o 3º BI. Abraços! http://tafulhar.blogspot.com.br/2013/04/3-batalhao-de-infantaria-o-infante.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson Tafulhar,
      Vou dar uma olhada!
      Um forte abraço,
      Prof. Josemar
      Pres. Diretório Municipal do PSOL São Gonçalo

      Excluir