segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Movimentos Sociais lançam o Fórum de Desenvolvimento Sustentável e Resistência Democrática de São Gonçalo

Mesa do Evento: Dra. Andrea, Isaac Ricalde,
Wanderley, Prof. Josemar e Dra. Sônia Jardim
Neste sábado 40 movimentos sociais, coletivos e entidades de São Gonçalo, se unificaram para construir um importante espaço de discussão, de formulação, intervenção e ação para atuação na nossa cidade: Fórum de Desenvolvimento Sustentável e Resistência Democrática de São Gonçalo (FDSRD-SG).

O lançamento aconteceu no Centro da cidade e contou com a presença de 100 ativistas. A mesa inicial que contou com as seguintes representações: Prof. Josemar Carvalho (representando a Rede Emancipa de Educação Popular); Isaac Ricalde (CEBRAPAZ); Dra. Sônia Jardim (Movimento Desenvolve São Gonçalo); & Dra. Andrea Tinoco (União Brasileira de Mulheres). A atividade foi mediada pelo histórico dirigente Wanderley. Na sequencia houve fala de diversos movimentos sociais que se colocaram a disposição para construir o Fórum.
Todos os participantes foram unanimes em defender que o FDSRD-SG tem dois objetivos centrais: o primeiro é de lutar contra os governos liberais e autoritários que retiram direitos da classe trabalhadora. Bolsonaro retira direitos do povo pobre trabalhadora e coloca a frágil democracia brasileira em risco. O segundo objetivo é de construir uma pauta programática para a nossa cidade, que leve a uma reflexão e atuação conjunta dos movimentos sociais.
Ao final, o jovem Pedro Rocha (Desenvolve São Gonçalo) e Conselheiro Tutelar Silvio Carvalho (UNEGRO) fecharam o evento lendo o manifesto que foi assinada pelas diversas entidades e coletivos. Em janeiro será marcada uma reunião operativa para discutir regime interno, calendário e propostas para atuação.
Nós do PSOL apoiamos o FDSRD-SG, entendemos como importante essa iniciativa, pois num momento de dispersão de forças e de ascensão do pensamento fascista, a unidade entre os lutadores é sempre um elemento estratégico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário