domingo, 15 de setembro de 2019

SÃO GONÇALO PRECISA SER GOVERNADA PELA ESQUERDA!


Por Marcelo Saraiva

“Quando se governa com a direita, é ela que governa”
Radomiro Tomic
Democrata cristão chileno 1972

Resultado de imagem para São Gonçalo
Nossa cidade 
Quando se começa a analisar os cenários de uma futura eleição é fundamental analisar a conjuntura e a correlação de forças, como também as lições que a história nos deixa de legado. Pois bem, legitimamente os partidos do campo democrático,popular e de esquerda começam as conversas sobre as eleições de 2020. Começaram  uma discussão sobre a possibilidade de uma composição de centro-esquerda. Algo que ao meu ver, não combina com o que a conjuntura exige. As eleições municipais apontam para uma nacionalização face a ofensiva do governo Bolsonaro e o seu programa de extrema direita ,com privatizações, retirada de direitos e um conjunto de ações de perfil totalitário.

capa-esquerda-cresceO legado de alianças já feitas na cidade vale a pena ser lembrado. A aliança PDT-PT de 1996 é um exemplo. A época o enfrentamento com o governo neoliberal de FHC no plano nacional exigia uma aliança no plano local  das forças de oposição. Foi feito então  uma aliança eleitoral que foi vitoriosa. Entretanto, na questão programática foi mal discutida. Veio a montagem do governo. O PT que elegeu o vice prefeito, não elegeu vereador. A Câmara foi hegemonizada pela centro-direita seguindo seu histórico. A relação pragmática do executivo com o legislativo portanto, não se alterou. O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO carro chefe das administrações petistas foi discutida com a comunidade mas o seu modelo que tinha como referência a cidade de Porto Alegre não foi permitido ser implementado pelas forças de centro-esquerda que ocupavam o governo começando  pelo partido do prefeito o PDT. Ou seja, um programa que mudaria a relação da sociedade gonçalense, com as decisões governamentais as dando protagonismo não foi implementado em parte e e com outros atores, pelas mesmas forças partidárias que hoje reivindicam a centro-esquerda. Não podemos permitir que a história se repita desta vez como tragédia.

Onde está a saída? Está pela ESQUERDA, sem medo, sem disfarces. Onde um programa discutido pela sociedade e apontando para o seu protagonismo seja construído.

Se o centro apontar seu pendulo para o nosso lado por achar que é o melhor caminho que o faça. Mas a hegemonia será da esquerda governando com e para o povo, para  quem mais precisa tendo o caminho do socialismo como estratégia.


Marcelo Saraiva – 52 anos, professor de história da rede estadual e militante do PSOL - São Gonçalo

- - - - - - - - - - - - 


Leia também a nota politica do PSOL São Gonçalo que aponta a necessidade da esquerda no município no momento atual, clicando no link ao lado:  Unir para Avançar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário