terça-feira, 13 de maio de 2014

Barbárie X Resistência

por Pedro He-man
Copacabana tem manifestação contra desaparecimentos não esclarecidos Alessandro Costa/Agência O DiaTemos acompanhado uma aguda escalada de violência no nosso Estado. Uma sensação de insegurança crescente que toma conta da população em toda a região metropolitana. 
Na cidade do Rio, os intensos confrontos seguem fazendo vítimas inocentes, em sua grande maioria pobres e moradores de favelas. Tais como Amarildo, Claudia e DG.
As imagens de Copacabana sendo tomada pela barbárie, chocaram o mundo todo. O deslocamento do efetivo policial para garantir a realização da Copa, em parte explica aumento da criminalidade em outros locais. Niterói é assolada por uma onda de roubos e sequestros. Tiroteios em meio ao centro da cidade. Em São Gonçalo não é diferente. Comunidades outrora tranquilas, estão reféns da ação de bandidos, isoladas pela ausência de políticas públicas que sejam eficazes para garantir a segurança da população.
Esse quadro caótico é a prova viva de que a politica de segurança pública do governo Cabral /Pezão só intensificou os confrontos e colocou em rota de de tiro a maioria do povo.
Os dados são alarmantes: em todo o Estado do Rio de Janeiro, são cerca de 500 mortes mensais, fruto de uma violência que não parece ter fim. Nem áreas de guerra possuem média tão alta. 
Portanto, exigimos das autoridades competentes uma resposta imediata para garantir a segurança da população. Mas atentamos para o fato de que é preciso evitar uma visão estreita; segurança pública não é somente caso de polícia e/ou de ocupação militar. É necessário eliminar as profundas desigualdades sociais de nosso país, oferecer aos nossos jovens educação de qualidade e garantir acesso a cultura. Pensar a segurança pública como intervenção policial imediata, é a gênese da grave situação que vivemos hoje.
É preciso organizar o time da resistência, dos indignados e e vencer o time da barbárie travestido de "pomba da paz"(Cabral / Pezão e seus aliados).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pedro He-manPedro He-man, 23 anos, estudante do curso de história da UERJ-FFP. Coordenador da Juventude "Juntos!" em São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário