quarta-feira, 20 de novembro de 2019

20 de Novembro - Data para lembrar do racismo nosso de todos os dias!

Prof. Josemar Carvalho



Todo dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra. O histórico da data está ligada a morte de Zumbi dos Palmares, liderança quilombola que organizou a resistência contra a escravidão na região da Serra da Barriga (atual Estado do Alagoas) no Século XVII. Passado mais de 300 anos, Zumbi ainda é uma referência de luta para todos aqueles que lutam contra o racismo e a desigualdade social.



Copia do quadro de Latuff (esquerda) destruído. 
O dia da consciência negra só não teria sentido se tivéssemos uma sociedade igualitária. Onde os direitos fossem iguais. Onde as condições entre brancos e negros fossem as mesmas. Não é preciso ir longe. Exemplos não faltam. O Supremo Tribunal Federal (STF) ao longo da sua história só teve um negro. Os cursos de Medicina das Universidades poucos são os negros. Infelizmente nós negros são os maiores vitimas da violência policial, da falta de serviços básicos e das desigualdades sociais do sistema capitalista.

Neste dia da consciência negra não poderia deixar de denunciar a postura racista do deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) que destruiu a obra do Cartunista Carlos Latuff que continha que continha uma crítica a violência contra negros e negras. Um absurdo de dimensões incomensuráveis. Ataca a arte alheia, com requintes de crueldade para esconder seu preconceito racial.



Vejam o vídeo que produzi, há um tempo atrás, sobre a importância da data:





Nenhum comentário:

Postar um comentário