terça-feira, 24 de maio de 2016

As ocupações estudantis expõem o descaso do governo estadual com a educação pública



Gabriel Martins

Juliana Coutinho

Márzio Sabino


O ano de 2016 iniciou-se com muita luta e resistência por parte dos secundaristas do Rio de Janeiro. Com a greve dos servidores públicos da educação, os estudantes aderiram a paralisação por melhorias no ensino, que nunca foi prioridade do Governo.

Em São Gonçalo, acompanhamos de perto a realidade das escolas sucateadas e abandonadas pela péssima gestão PMDB. 

Por aqui, o Colégio Estadual Nilo Peçanha foi o primeiro a ser ocupado por estudantes, que denunciaram os descasos da Secretaria de Estado de Educação(SEEDUC). Entulhos agromerados em uma área que favorecia a proliferação de ratos e baratas, salas sem climatização, infraestrutura precária e até um banheiro no qual os alunos não sabiam que existia no prédio.

O Instituto de Ensino Clelia Nanci foi o segundo colégio a ser ocupado, seguido pelo Colégio Estadual Pandiá Calógeras, onde a situação foi mais agravante no momento da ocupação. Alunos denunciaram a má gestão da direção, que impediu a realização de assembleias e do pleno funcionamento do Grêmio Estudantil. Dentre os problemas citados e relatados pelos secundaristas, a caixa d'água, que fornece água para consumo, estava repleta de baratas vivas. Em uma inspeção realizada na ocupação, foram encontrados entulhos de materiais novos e já usados, uma sala de Biologia nunca utilizada, livros didáticos e uniformes nunca fornecidos pela direção, além de vários outros equipamentos que poderiam ser distribuídos e postos em funcionamento em prol de uma melhor qualidade de ensino.

Sabemos que só a luta modifica a realidade, os secundas resistem de todas as formas possíveis. Em todas as ocupações são realizadas oficinas, aulões e debates sobre problemas e questões sociais. 

Os estudantes Gonçalenses vem dando aula de cidadania e de militância, por um melhor ensino público!


* Gabriel Martins é mestrando em Serviço Social, militante de juventude do PSOL São Gonçalo e do Coletivo Juntos!



Juliana Coutinho II* Juliana Coutinho, estudante de jornalismo da UNIVERSO, é Secretária de Juventude do PSOL São Gonçalo e militante do Coletivo Juntos!




Márzio Sabino Das Flôres * Márzio Sabino é militante do PSOL São Gonçalo e do Coletivo Juntos São Gonçalo


Nenhum comentário:

Postar um comentário