segunda-feira, 11 de maio de 2015

Crise das creches em São Gonçalo: as mães trabalhadoras não podem pagar a conta!

Janaína Bilate & 
Juliana Meato



No último dia 9 de abril, o jornal O Dia publicou uma reportagem denunciando a crise que vêm enfrentando as mais de trinta creches comunitárias, conveniadas com o município de São Gonçalo, devido à falta de repasse de verbas do governo federal pela prefeitura.

No entanto, esta crise das creches em São Gonçalo é mais grave do que se imagina: um esquema de desvio de verbas destinadas à compra de alimentos pode estar em curso há mais de dez anos, chegando a totalizar 5.2 milhões fraudados com envolvimento de diretores das creches conveniadas, empresas privadas e possivelmente funcionários da própria prefeitura, segundo as investigações da Polícia Civil.

A ameaça de encerramento das atividades pode deixar mais de cinco mil crianças sem atendimento. Esta crise influi diretamente no cotidiano das famílias trabalhadoras, com destaque para as mulheres, pois a falta de acesso às creches impede, na maioria das vezes, o acesso das mulheres trabalhadoras ao mercado de trabalho.

Além do encerramento das atividades das creches rebaterem diretamente nas mulheres trabalhadoras, que precisam deixar seus filhos em espaços com assistência e educação qualificadas, ressaltamos que as funcionárias das conveniadas são terceirizadas, expressão de condições precárias de trabalho.

Desta forma, precisamos lembrar que o direito à creche é um direito previsto em lei e compete aos municípios a garantia de vagas para todas as crianças, além de ser uma pauta crucial para as mulheres/mães trabalhadoras, muitas destas chefes de família. Segundo o PNAD 2011, 37,4% das famílias no Brasil são providas pela renda da mulher.

Nós, mulheres do PSOL São Gonçalo defendemos o direito à educação de qualidade às crianças, e que o município planeje, implemente e promova políticas destinadas a este fim, com centralidade para a criação de creches públicas, em período integral, visando à extinção progressiva das instituições conveniadas.  

Exigimos que a prefeitura de São Gonçalo solucione o problema da crise das creches com a construção de instituições públicas que atendam em horário integral, com oferta de vagas de acordo com a demanda.

As mães trabalhadoras de São Gonçalo não pagarão a conta!

***************

Jana Bilate  Janaína Bilate é diretora da Escola de Serviço Social da UNIRIO e integra o setorial de mulheres do PSOL São Gonçalo.
Juliana Meato  Juliana Meato é professora de História formada pela UFF e integra o setoria de mulheres do PSOL São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário