domingo, 3 de janeiro de 2021

Sobre a tentativa do governo Nelson de extinguir a secretaria de cultura

 

Nota do PSOL-SG sobre a vitória dos trabalhadores da cultura em São Gonçalo.

Em seu primeiro dia de governo, o Prefeito Capitão Nelson adotou medidas que apontam o caminho que o seu governo seguirá. A partir de uma perspectiva apoiada no discurso de austeridade fiscal, que em geral significa a redução dos investimentos em políticas públicas, produziu uma reformulação que extinguiu a Secretaria Municipal de Cultura.

            Tal medida foi tomada no exato momento em que, por conta da pandemia, os trabalhadores da cultura têm encontrado significativa dificuldade para manterem os seus rendimentos.  Chamamos a atenção para a contradição entre a defesa da reconstrução da autoestima do gonçalense, defendida pelo novo governo e a extinção dessa secretaria, pois é exatamente nessa área que os gonçalenses têm oferecido ao povo brasileiro uma das suas melhores contribuições. Artistas como Altay Veloso, Cláudio Zoli, Claudinho e Buchecha e o ícone George Savalla  Gomes, o palhaço Carequinha, são alguns dos grandes artistas que nasceram ou se radicaram na cidade.

Como se não bastasse, o prefeito nomeou o seu filho, o Sr. Douglas Ruas dos Santos, para a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais, num escandaloso flagrante de nepotismo. Essa nomeação demonstra que o mandato do Capitão Nelson seguirá reproduzindo as mesmas práticas políticas que sempre colocaram interesses particulares acima das necessidades da população e que trouxeram o nosso município ao estado de abandono em que ele se encontra.  

Diante desse absurdo, os trabalhadores da cultura mobilizaram-se e, apoiados pela opinião pública, conseguiram a primeira vitória popular contra o atual governo que, sob pressão, recuou e reestabeleceu a Secretaria de Cultura como parte da administração pública municipal. A mobilização desse importante segmento da sociedade civil local demonstra que somente a participação e organização popular poderá evitar que o obscurantismo e o autoritarismo que foram tão presentes durante a campanha eleitoral instalem-se como agenda governamental em São Gonçalo.

Nesse sentido, a Executiva Municipal do Partido Socialismo e Liberdade manifesta a sua mais irrestrita solidariedade aos trabalhadores da cultura gonçalenses e parabeniza os mesmos pela sua importante vitória. Em consonância com a nossa perspectiva de oposição ao governo do Capitão Nelson, apoiaremos todas as ações que visem defender os direitos dos trabalhadores gonçalenses, a manutenção dos espaços de participação democrática e popular, bem como, a moralização da administração pública municipal.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário