quinta-feira, 19 de abril de 2018

22 anos do Massacre de Eldorado do Carajás, a impunidade continua ...

Por Prof. Josemar *

Massacre de Eldorado do Carajás foi o nome dado ao assassinato de 19 sem-terras pela Policia do Estado do Pará no 17 de abril de 1996 na cidade de Eldorado do Carajás, no sul do Pará, a mando de latifundiários locais. A data passou a ser considerada 'Dia Internacional de Luta pela Terra'.
O crime político ganhou dimensões internacionais e pressionou o governo brasileiro, a época Fernando Henrique, a se posicionar. Em maio de 2012, as investigações cessaram, apenas com a prisão e condenação do Coronel Mário Colares Pantoja e o Major José Maria Pereira de Oliveira. Nenhum fazendeiro mandante foi preso ou condenado. A impunidade continua ...
Não podemos aceitar o assassinato de nenhuma espécie, não podemos relativizar os crime políticos premeditados contra liderança de movimentos sociais. É preciso ir a até final nas investigações, apontar os executores, e os principalmente os mandantes ...
Esperamos que o assassinato da companheira Marielle Franco não se some a este massacre, como mais um dos crimes políticos no Brasil onde a investigação não foi até o final.



Josemar Carvalho, 42 anos, 1º Suplente de Deputado Estadual do PSOL-RJ, professor universitário e da rede pública de ensino. Presidente do Diretório Municipal do PSOL de São Gonçalo- RJ. Coordenador e Educador Popular da Rede Emancipa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário