quinta-feira, 13 de abril de 2017

Ação Jurídica do PSOL derruba a exclusividade dos ônibus em São Gonçalo



No dia 10 de abril, atendendo a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) movida pelo PSOL, o Colegiado Estadual de Desembargadores do Tribunal de Justiça votou por 14 a 5, o fim da exclusividade (e consequentemente do monopólio) do Consórcio São Gonçalo de Transportes (conjunto das empresas de ônibus) no transporte público da cidade.

O Dr. Luiz Eduardo foi responsável pela defesa oral da ADIN e na sua defesa deu ênfase a tese da necessidade de diversificação das modalidades como um dos pressupostos para o funcionamento do transporte público de qualidade.

A ADIN foi pensada em conjunto com a categoria e formulada tecnicamente pelos advogados do PSOL - a Dra. Rosilene Alonso e Dr. Luiz Eduardo. Este ato jurídico é fruto de uma luta histórica na nossa cidade, da qual o PSOL é participante direto. Foi protocolizada em 14 de outubro de 2015, a partir da representação do Diretório Estadual de nossa legenda.

Esta vitória é um primeiro passo. Cabe mencionar que o transporte publico em São Gonçalo é caro e de péssima qualidade. Não tem ar-condicionado, não tem integração entre os bairros da cidade e não funciona de madrugada. Todos esse desserviço para a população, foi resguardado por uma lei (sancionada por Panisset) que garantia aos empresários de ônibus plenos poderes no controle do transporte público em São Gonçalo.

Mas se legitimar um serviço ruim é uma atrocidade por si só, mais grave ainda, foi na prática ter colocado centenas de trabalhadores do transporte alternativo na ilegalidade. Centenas de famílias que perderam seu ganha pão, para que os barões das empresas de ônibus lucrassem um pouco mais.

A justiça ter acatado a ação movida pelo PSOL é uma grande vitória para todos que lutam por um transporte público de qualidade em São Gonçalo. Essa decisão reabre a possibilidade do transporte alternativo ser definitivamente regulamentado e ainda enfraquece os privilégios desse Consórcio nefasto, os pressionando para que possam enfim oferecer um serviço com algum grau de qualidade. É bom para a população que ganha mais uma alternativa para a sua locomoção.

Não há mais qualquer impedimento jurídico para o retorno das vans. Está na hora da Câmara de Vereadores e do prefeito Nanci chamarem esses trabalhadores e a população gonçalense para um debate, para que possamos avançar na regulamentação desse serviço, num processo que seja público e transparente. O oposto ao que foi a licitação que alçou o Consórcio São Gonçalo a donos do transporte no município. Os trabalhadores do transporte alternativo não podem mais esperar e a cidade como um todo, vai se beneficiar muito dessa regulamentação.

Por fim, queremos destacar a mobilização constante desses trabalhadores, que em momento nenhum desistiram de lutar pelos seus direitos. Nós do PSOL temos o transporte como uma de nossas bandeiras fundamentais. Sempre estivemos lutando por um transporte digno para os gonçalenses, seja na luta contra o Consórcio São Gonçalo, na luta contra o aumento das passagens ou no apoio incondicional aos trabalhadores do transporte alternativo. Podem ter certeza de que estaremos lado a lado até o fim nessa caminhada.
Prof. Josemar (Presidente do PSOL), Dr. Luiz Eduardo e lideranças do Transporte Alternativo


Nenhum comentário:

Postar um comentário