domingo, 27 de novembro de 2016

Informes da audiência pública por moradia em São Gonçalo

No dia 17 de Novembro de 2016 foi realizada uma audiência pública aqui em São Gonçalo sobre moradia.  Essa reunião foi solicitada pela ALERJ, através do mandato do deputado estadual Flavio Serafini (PSOL) e foram convidados para a mesa o Guilherme Simões ( coordenador estadual do MTST), Regina Bienenstein( Arquiteta e professora da UFF). Marta Silva ( desabrigada em 2010 em Niteroi ) e D Lucy ( lider dos desabrigados que ocupararam condomínios no Jóquei em São Gonçalo). Passaram pela atividade aproximadamente 25 pessoas.

Durante a exposição dos oradores, abordou o histórico de lutas da cidade por moradias, a demanda real no município e necessidade de construir mobilizações populares. 

A positividade da reunião foi reconhecida por todos. Para Eduardo Eletricista, morador do Jardim Catarina, da Coordenador da Ocupação Zumbi dos Palmares, e membro da Secretário de Movimento Comunitário do PSOL São Gonçalo, afirmou que “a luta por moradia é fundamental, São Gonçalo tem um déficit muito grande. Nós estamos aqui para ajudar na luta por moradia”.

Durante a reunião deliberou-se que os desabrigados  e a formação de uma comissão para criar um diálogo com os poderes públicos competentes em busca de soluções.

Nessa comissão estará presente o Reynaldo Mattos (Assessor do Deputado Flavio Serafini) , Professor Josemar (Presidente do PSOL de São Gonçalo)  e representantes dos desabrigados , com o apoio do MTST da cidade.

Só na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro temos uma defasagem de 350 mil moradias e em São Gonçalo os números oficiais apontam 20mil (2010), um número registrado antes das catastrofes das chuvas em 2016 , que certamente aumentou ainda mais  de pessoas sem moradia.

 A reintegração de posse dos condomínios no Joquei foi a maior mobilização militar já vista na história do povo gonçalense na cidade, talvez só comparada com aquela operação no morro do alemão em 2010 ou contra a manifestação dos servidores estaduais há pouco tempo na ALERJ.

O poder público tem estado presente para reprimir manifestações públicas, remoções , criminalizar pobreza e dificultar a luta  por direitos da classe trabalhadora.

Nós do PSOL de São Gonçalo estaremos assumindo esse compromisso de estar ao lado de quem tem necessidade de moradia nessa cidade e estaremos na luta até que todos tenham esse direito garantido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário