segunda-feira, 22 de junho de 2015

Vamos lutar contra a terceirização no Brasil!

por Reynaldo Mattos

O PL 4.330/2004, também conhecido como o Projeto de Terceirização, foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 22 de abril. Foram 230 votos a favor, 203 contra e 4 abstenções, tendo como protagonista dessa afronta aos trabalhadores o presidente do Legislativo federal, Eduardo Cunha, aquele que usa como slogan de campanha” O povo merece respeito”. Um projeto que estava engavetado há 11 anos foi levado a votação com caráter de urgência. Mesmo votado com algumas alterações à proposta inicial, constitui um retrocesso para os trabalhadores, e agora  será analisado pelo Senado Federal e logo depois poderá ser vetado pela Presidência da República . Representa, sem dúvida, a precarização das relações de trabalho e uma ameaça aos direitos trabalhistas.

Podemos citar o que vai acarretar o PL 4.330/2004, se for aprovado pelo Senado e não vetado pela presidente: ameaça de demissões e substituição, salário menor (35% mais baixo), assédio moral, enfraquecimento dos sindicatos; retaliações para os grevistas; problemas de saúde do trabalhador e acidente de trabalho poderão não ser reconhecidos; rotatividade dos trabalhadores; acaba com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ou seja, estamos em um sistema que tratará o trabalhador como uma peça descartável dessa engrenagem  que só visa ao lucro e cada vez mais muda o método de exploração da classe; o que antes já existia configurando uma guerra entre capital e trabalho pode se aprofundar em um conflito entre trabalho e trabalho.

Todos os deputados federais do PSOL votaram contra a terceirização, pois o PSOL é o partido que estará sempre ao lado dos trabalhadores e chama toda a sociedade para lutar contra essas e outras injustiças. O PSOL acredita que só a luta coletiva muda a nossa realidade e nos coloca como protagonista dessa construção de uma sociedade mais humana e sensível às necessidades dos trabalhadores.

Não podemos aceitar esse estrangulamento da CLT e tantos direitos conquistados serem colocados como meros adereços em um sistema perverso que só visa ao lucro dos empresários em detrimento de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros. Vamos à luta coletiva!!! Dilma, Renan Calheiros e Eduardo Cunha não nos representam. Digamos NÃO À TERCEIRIZAÇÃO!!!

***************
 
Reynaldo Mattos é assessor parlamentar na ALERJ e militante do PSOL São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário