domingo, 21 de junho de 2015

Democratizar não é censurar

por Cecília Mattos Setubal

“Nunca vi nem comi, eu só ouço falar.”

Não é só o caviar que passa longe do Zeca Pagodinho e do cidadão comum. O projeto de lei da terceirização ficou engavetado anos e, do nada, entrou em pauta na Câmara e foi aprovado a toque de caixa. Pergunte a alguém se sabe para que ela serve e qual seu impacto na economia e na nossa vida.
A grande mídia manipulou a notícia, destacando depoimentos de parlamentares que votaram a favor do projeto, não esclarecendo suas consequências, e só convidou especialistas favoráveis à terceirização. Por que isso acontece?
Porque no Brasil poucos grupos controlam a mídia e seus anunciantes são os grandes empresários e banqueiros, os mesmos que financiam as campanhas eleitorais milionárias. E quando os movimentos sociais pedem a democratização da mídia, a grande imprensa diz que democratizar é “censurar”!
O sujeito do direito à comunicação não é a empresa de comunicação, é o cidadão. Dizer que o estabelecimento de regras para o setor é censura é, na verdade, uma tentativa de preservar o direito privado à censura que a mídia pratica ao manipular as notícias.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cecilia Mattos Setubal é jornalista e militante do PSOL São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário