sábado, 8 de março de 2014

Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia! 08 de março! – Dia Internacional das Mulheres!

por Gleice Abboud

Diferentemente do que é propagado, como um dia meramente de festas. A história do dia 08 de março está diretamente ligada ao processo de reivindicações e conquistas.

Tudo começou no dia 08 de março de 1857, quando um conjunto de operárias de uma indústria têxtil de Nova Iork, realizaram uma greve.

As mulheres lutavam também por tratamento digno. As operárias ocuparam a fábrica, visando condições de trabalho, redução na carga horária de 16h para 10h de trabalho, equiparação de salários com os homens. É importante destacar que na época, as mulheres chegavam a ganhar um terço do salário de um homem.

Esta greve foi duramente reprimida e levou a morte de 130 tecelãs. A fábrica foi incendiada num ato totalmente desumano.

A partir de 1910, durante a Segunda Conferência da Internacional das Mulheres Socialistas na Dinamarca, a alemã Clara Zetkin propôs que a data fosse utilizada para homenagear as mulheres de todo o planeta. De lá para cá, a data passou ser parte do calendário dos movimentos sociais. A ONU reconheceu a data a partir de 1975.

No Brasil, a luta das mulheres também é antiga. No último 24 de fevereiro, completou 82 anos do voto feminino. Uma conquista que garantiu o direito a votar e ser votada.

Ainda hoje, vivemos uma sociedade onde atitudes sexistas e machistas são predominantes.

A luta contra a desigualdade de gênero no campo da saúde, do reconhecimento social e dos direitos continuam.

Parabenizamos a todas as mulheres que conquistam espaço a cada dia.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gleice Abboud, 30 anos, professora da rede pública estadual. Militante do PSOL de São Gonçalo- RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário