sábado, 27 de junho de 2015

NÃO QUEREMOS NOVELA!!! QUEREMOS LINHA 3 DO METRÔ JÁ!!!


por Prof. Josemar Carvalho
 
No mês de março, o governador Luiz Fernando Pezão surpreendeu negativamente o município de São Gonçalo e região, com o anúncio da substituição da linha 3 do metrô pelo BRT ( “Bus Rapid Transit” - tradução - Transporte Rápido por Ônibus).
No último dia 25 de junho, através do Secretário de Desenvolvimento Marco Capute, o governo estadual anunciou o abandono da ideia do BRT e sinalizou a retomada da discussão sobre a linha 3 do Metrô.
Como sempre afirmamos, a perspectiva de construção da obra não é garantia de que a mesma será realizada. Marcelo Alencar, Garotinho, Rosinha e Sergio Cabral sempre anunciaram o transporte metroviário e este não aconteceu.
Agora, o que levou o governo estadual voltar atrás do BRT e anunciar o metrô como uma saída viável?

O desgaste do governador na opinião pública
 
O desgaste causado na população com a “troca” do Metrô pelo BRT foi sem dúvida o maior motivador para que o governo estadual fizesse a mudança de discurso.
Solução esperada desde os anos 90, o transporte metroviário foi pauta de vários governadores eleitos, incluindo o atual, que chegou no final do ano passado, a anunciar a existência de verbas para a construção da linha 3. Cabe destacar que a linha 4 (Barra da Tijuca - Ipanema) já está sendo construída e seu funcionamento irá começar no primeiro semestre de 2016.
A Presidenta Dilma também participou do estelionato eleitoral (e da Novela) sobre a linha 3. No ano de 2013, esteve em nossa cidade e anunciou a liberação de R$ 2,5 bilhões para a realização da obra. A parceria da obra foi anunciada no Clube Mauá juntamente com autoridades locais e estaduais.
Como sabemos, o BRT é um ônibus que atua numa faixa exclusiva. Irá aumentar a poluição e adensamento rodoviário na nossa cidade. Revela-se também que é menos eficiente do que o metrô no quesito capacidade de passageiro. Estima-se que o BRT iria carregar apenas 220 mil pessoas enquanto as previsões para o metrô ultrapassariam 350 mil.
Todos esses argumentos colocados diariamente nas ruas, redes sociais, escolas, universidades e nos demais espaços de convívio coletivo, criaram um caldo de criticidade e de revolta popular contra a medida do governador.
Outro aspecto que tem que ser considerado é que o governo ao anunciar novamente a linha 3 do metrô “ganha” tempo.  De acordo com dados oficiais, o governador Pezão e sua equipe passam a apresentar o estudo como um novo ponto de partida. Na cabeça dos tecnocratas do governo estadual, zera-se tudo (como se a vida das pessoas comuns não valesse nada). E assim esperasse realimentar o discurso e reconstruir a imagem.
Não podemos ignorar que este estudo será feito por uma “consultoria independente”. Sabe-se lá ligada a quem. Que irá gerar novos “custos de estudo” que já foi feito várias vezes. Isto tudo sem a garantia de inicio das obras.

Só com luta conquistaremos o Metrô

    Desde os anos 90 a linha 3 do metrô vem sendo pautada na nossa região. Políticos locais ligados a diversas gestões do governo estadual, se elegeram prometendo esta proposta.Para nós do PSOL São Gonçalo, a construção da linha 3 do metrô não será um “ato de bondade” do governador que aí esta.

Acreditamos que para conquistarmos a linha 3 do Metrô, é necessário amplo movimento que construa atividades de ruas (como passeatas, atos, entre outros) combinada com ações jurídicas.

Como morador de São Gonçalo, acredito que seja necessário um amplo movimento popular para exigir do governo estadual / federal, o inicio das obras da linha 3 do metrô.
  
***************
Josemar Carvalho, 39 anos, 1º Suplente de Deputado Estadual do PSOL-RJ, professor universitário e da rede pública de ensino. Presidente do Diretório Municipal do PSOL de São Gonçalo- RJ.

5 comentários:

  1. Abaixo assinado para Pezão e Dilma cumprir a Promessa de Campanha!

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Governador_do_Estado_do_Rio_de_Janeiro_Cumpra_a_Promessa_da_Linha_do_Metro_Niteroi_a_Itaborai_Rio_de_Janeiro/?lRHfehb&pv=2

    ResponderExcluir
  2. Boa iniciativa Guilherme Araújo!!!
    Vamos juntos construir um amplo movimento pela linha 3 do Metrô em São Gonçalo.

    Saudações Gonçalenses,
    Prof. Josemar
    Presidente do PSOL São Gonçalo

    ResponderExcluir
  3. Cara isso é um sonho que nunca se realizará. Quem manda No Rio de Janeiro são os empresários de ônibus, eles investe pesado nas candidaturas destes marginais que vão cobrar o retorno. Então amigo, ou é BRT ou nada .

    ResponderExcluir
  4. Cara isso é um sonho que nunca se realizará. Quem manda No Rio de Janeiro são os empresários de ônibus, eles investe pesado nas candidaturas destes marginais que vão cobrar o retorno. Então amigo, ou é BRT ou nada .

    ResponderExcluir