domingo, 9 de abril de 2017

Notas sobre a Reforma da Previdência: Nada a defender!

 Marzio Sabino

Desde o dia 8 de Março, dia Internacional da Mulher, milhares de pessoas tem saído às ruas para protestar contra os cortes de direitos que a população trabalhadora vem sofrendo. No último dia 15 de Março, mais uma vez o Brasil foi pra rua, ensaiando uma Greve Geral, onde diversos setores cruzaram os braços e realizaram uma paralisação de 24 Horas, contra a Reforma da Previdência.
Em todas as capitais brasileiras, foram registradas manifestações e em coro gritaram "FORA TEMER". 

Estive presente na AV. Presidente Vargas, centro do Rio. Mais de 60 Mil pessoas, ocuparam as 3 faixas de avenida, uma das maiores do Estado. Sindicatos, partidos políticos e diversos trabalhadores marcharam até a Central do Brasil gritando palavras de ordem.
Porém, você sabe de fato o por que de tanta manifestação e o que a reforma proposta por Temer, causará em sua vida? 

Estive presente na AV. Presidente Vargas, centro do Rio. Mais de 60 Mil pessoas, ocuparam as 3 faixas de avenida, uma das maiores do Estado. Sindicatos, partidos políticos e diversos trabalhadores marcharam até a Central do Brasil gritando palavras de ordem. 
Porém, você sabe de fato o por que de tanta manifestação e o que a reforma proposta por Temer, causará em sua vida?
Irei destacar alguns pontos para esclarecer. 
  • Hoje, você se aposenta aos 60 anos (Homens) e 55 anos (Mulheres), a reforma pretende aumentar e igualar a idade para 65 anos. Muitas mulheres em nosso país realizam a jornada dupla ou tripla de trabalho, ou seja, além de trabalhar fora de casa, ainda cuidam do lar e dos filhos. A reforma desconsidera este fato, além de que se aposentar 5 anos mais cedo, é um direito conquistado por elas. Elevar a idade de aposentadoria é uma falta de respeito e desconsidera a realidade da mulher brasileira. 
  • Além da idade de aposentadoria, você deve cumprir um tempo de contribuição que hoje é de 15 anos. Com a reforma, o tempo de contribuição iria elevar mais 10 anos. Ou seja, se aprovada, o brasileiro terá que contribuir por 25 anos, no mínimo, garantindo cerca de 50% de sua aposentadoria e no máximo 49 anos, para garantir 100% do seu direito. 
  • No Brasil, a expectativa de vida é de 75 anos, segundo o IBGE - 2015. O tempo de contribuição deverá ser direto(Carteira assinada), ou seja, se você tiver um trabalho informal ou ficar desempregado, as chances de morrer sem se aposentar, são enormes. Em um exemplo bem simples, para obter 100% da aposentadoria, você teria que começar a trabalhar aos 16 anos e torcer para não perder o emprego, até os 65 anos. 
  • Com a reforma do Ensino Médio, o sucateamento do ensino público fica mais agressivo, dificultando o acesso do jovem a um Ensino Superior. Com a flexibilização das leis trabalhistas, há em curso uma grande tendência de terceirização de muitos setores, o que faz com que o trabalhador perca muitos direitos. Simplificando, sem instrução, com serviços terceirizados e tendo que começar a trabalhar aos 16 anos, o futuro da juventude é uma mão de obra barata e praticamente escrava. Pessoas alienadas e sem instrução, tudo que a burguesia deseja para continuar a enriquecer e manter suas regalias, em cima do suor do pobre trabalhador. 
  • O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já disse que justiça trabalhista não deveria nem existir. Temer, se aposentou aos 55 anos e hoje ganha cerca de R$30.000,00. O congresso esconde a lista de Ministros e deputados, acusados de trabalho escravo.
  •  Hoje, se fala em um rombo na previdência, o que justifica a reforma. Porém, segundo uma lista divulgada dos maiores devedores da previdência. Os 500 primeiros nomes são de empresas, onde 80% delas estão ativas e gerando lucros para seus donos. VALE, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Prefeituras estão entre os grandes devedores. Dívida essa que somam mais de 400 Bilhões de reais. Então, por que não cobrar aos que devem ao invés de taxar a população que já paga pela crise e a corrupção instaurada pelos mais ricos? - A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco!
    Ressaltei alguns pontos que podem servir de reflexão, para você cidadão que provavelmente não irá se aposentar. reforma essa que atinge principalmente nossa juventude, coletivo esse que já não tem muito espaço e voz. 
    E aí, vai lutar ou ficar vendo o governo roubar de você?
    #ForaTemer.



    Márzio Sabino Das Flôres   * Márzio Sabino, 26 anos, é militante do PSOL São Gonçalo. Profissional de Educação Física e estudante de jornalismo.


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário