quarta-feira, 29 de junho de 2016

Seminário Programático do Setorial de Mulheres é no próximo sábado (02 de julho) às 09h

Dando continuidade à construção programática das pré-candidaturas do PSOL - São Gonçalo, seguimos com o nosso Programa em Movimento: Seminário Programático do Setorial de Mulheres no próximo dia 02 de julho na Rua Jaime Figueiredo, 747 - Patronato (Em frente a UERJ - FFP). Os seminários de Saúde e Meio Ambiente foram bem qualificados.

Neste, debateremos as questões centrais que dizem respeito diretamente a nós mulheres, como Acesso à Cidade, Violência e Saúde, tendo como norte a luta de classes e os desafios à mulher trabalhadora na sociedade capitalista, tendo clareza que o recorte racial é igualmente significativo como particularidade nesta luta, no bojo do feminismo negro!

Nossa programação dispões das temáticas pertinentes às mulheres, mas é imprescindível a participação dos homens, com especial destaque para os pré-candidatos do nosso municípios. Isto reflete nossa perspectiva da luta, que, em seu cerne, tem uma dimensão pedagógica significativa para o somatório de esforços, na direção da construção de uma cidade que nos respeite, nos considere e nos atenda!

Programação:

09:00 Mesa de abertura: A mulher na sociedade de classes e as lutas feministas.
Palestrantes: Maria da Graça Costa (Doutoranda em Psicologia) e Giovanna Cinacchi (Cientista Social pela UNESP, graduanda em Serviço Social pela UNIRIO, mestranda em Política Social pela UFF Niterói).

10:00 Grupo de Trabalho: As mulheres e o acesso à cidade (mediadora Raylane Walker - Assistente Social/Residente em Serviço Social UFRJ/Setorial de Mulheres PSOL SG)

11:00 Grupo de Trabalho: As mulheres e a violência de Gênero (mediadora Dra. Rosilene Alonso, Adgovada, Pré-Candidata à Prefeitura de SG/Setorial de Mulheres PSOL SG)

12:00 Grupo de Trabalho: As mulheres e a Saúde Pública (mediadora Profa. Dra. Janaina Bilate, Professora da Escola de Serviço Social da UNIRIO/Coordenadora do Projeto Cultura, Mídia e Direitos Humanos/Setorial de Mulheres PSOL SG)

13:00 Encaminhamento para aprovação das propostas para as pré-candidaturas
Encerramento


Fonte: Texto da Setorial de Mulheres do PSOL - São Gonçalo 


terça-feira, 28 de junho de 2016

DISCUSSÃO SOBRE MEIO AMBIENTE MANTÊM O ALTO NÍVEL DOS DEBATES PROGRAMÁTICOS

Vinicius fez uma excelente explanação
Neste sábado dia 25 de junho tivemos mais um debate programático sobre meio ambiente da nossa pré-candidatura a Prefeitura de São Gonçalo.

O debate foi altamente qualificado sobre o meio ambiente na nossa cidade e em São Gonçalo. Os trabalhos  foram mediados pela Drª Rosilene Alonso, que abriu os trabalhos passando o palestrante Vinicius Ferraz apresentar sua brilhante exposição.

Componentes da Mesa
replantio de espécies nativas e questão do lixo na cidade.

O professor Josemar Carvalho, pré-candidato a Prefeitura de São Gonçalo, argumentou sobre a relação sociedade X natureza; e desafios de construção de uma sociedade sustentável, a transversalidade do tema, sua necessidade de trabalhar a educação ambiental e apresentou politicas públicas para o meio ambiente em São Gonçalo.

O jornalista Rujany fez uma excelente fala
O plenário também participou do debate:  Fazendo perguntas e colocações. O destaque ficou para o jornalista Rujany Martins de 81 anos que com muito propriedade apresentou o histórico urbano-ambiental de São Gonçalo.

A militância composta por aproximadamente 40 pessoas ficou muito empolgada e já aguarda ansiosa o próxima debate que será sobre a política pública para as mulheres no próximo sábado dia 02 de julho no mesmo endereço Rua Jaime Figueiredo, 747 - Patronato (Em frente a UERJ FFP).


Prof. Josemar falando na atividade


sexta-feira, 24 de junho de 2016

Debate programático sobre Meio Ambiente é neste sábado

Continuando nossa construção programática coletiva, a série de seminários Programa em Movimento continua neste sábado, 25, com o tema Meio Ambiente.
Nossa cidade enfrenta cotidianamente questões como a poluição do ar, dos rios, esgotos a céu aberto, dentre outras ocorrências prejudiciais à nossa saúde, sendo empecilhos à melhora da qualidade de vida em nossa São Gonçalo.
A ausência de politica ambiental por parte do poder público em especial da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, revela a falta de compromisso com a questão.
Construir ações concretas sobre a questão ambiental em nosso município é um desafio que todos nós temos. Nós do PSOL e PCB convidamos a você a debater conosco essas intervenções.
Para este debate, contaremos com a presença de:

Vinícius Ferraz -Geógrafo, Mestre em Estudos Populacionais e Técnico Ambiental concursado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo

Professor Josemar - Pré-Candidato à Prefeitura de São Gonçalo / Geógrafo

Participe e venha construir conosco nosso programa para a cidade.
São Gonçalo precisa de uma Revolução!


A Mediação será feita Drª. Rosilene Alonso - Pré-candidata a Vice-Prefeita de São Gonçalo 



quarta-feira, 22 de junho de 2016

EXCELENTE DEBATE PROGRAMÁTICO SOBRE SAÚDE



Visando a construção de um programa alternativo para as eleições municipais deste ano, o PSOL e PCB aprovaram uma dinâmica de debates temáticos.
Nesta segunda, dia 20 de junho, tivemos o primeiro, com o tema saúde, com presença superior a 50 participantes. O de Meio Ambiente, também já está marcado para o próximo sábado dia 25.
O evento de saúde contou com a presença de expositores de qualidade, que trataram o debate com muita qualidade. Todos colocaram a necessidade de uma saúde preventiva onde a vida seja prioridade.
O primeiro a abordar o tema, Geandro Pinheiro, professor da FIOCRUZ, militante do Fórum Estadual de Saude  argumentou sobre a importância do Sistema de Único de Saúde (SUS), a necessidade de programa de gestão revolucionária da saúde negar a lógica da privatização do setor.
Na sequência, foi a vez de André Dantas, pesquisador da FIOCRUZ, militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) centralizou sua oratória na necessidade da saúde estar a serviço das comunidades e inverter a lógica dos grandes complexos hospitalares que se utilizam dos recursos públicos.
Já o médico da família Dr. Moises Nunes, do setorial de saúde do PSOL-RJ, centralizou o seu discurso na necessidade de um atendimento humanizado e na democratização do setor.
A assistente social e professora da UNIRIO Janaína Bilate abordou aspectos da cidade, e a politicas públicas de saúde do município. A secretária de mulheres do PSOL São Gonçalo também abordou questões relativas a saúde das mulheres.
Prof. Josemar fazendo sua oratória
O Prof. Josemar, pré-candidato a Prefeitura de São Gonçalo, elogiou os participantes, assim como os demais, colocou a saúde como uma questão de vida e apontou a saúde municipal como grande espaço onde ocorre a sangria dos recursos para clinicas privadas e políticos locais através dos centros sociais. Na defesa da democratização da gestão assim afirmou: “Hoje a rede básica de saúde precisa ser ampliada e democratizada, precisamos de eleição do secretario de saúde e dos diretores de postos, a saúde não pode ser moeda de troca entre Executivo e os Vereadores”.  Concluiu defendendo a necessidade de valorizar os servidores com salários dignos e condições de trabalho adequadas. A necessidade de transformar os Agentes Comunitários de Saúde em estatutários do Regime Jurídico Único foi visto como fundamental para dar qualidade e segurança a este trabalhadores que atuam diretamente na prevenção.
Após as explanações iniciais tiveram perguntas e colocações do plenário. A mesa foi mediada pela Drª Rosilene Alonso, pré-candidata a Vice-Prefeita do PSOL a Prefeitura de São Gonçalo, a mesma encerrou o evento, colocando a necessidade de ampliação da rede básica de saúde e convidando a todos para o debate de meio ambiente.
Coletivo de mulheres do PSOL São Gonçalo na atividade
Os debates temáticos organizados pelos diretórios municipais de São Gonçalo do PSOL e do PCB, ocorreram na Rua Jaime Figueiredo, 747 (sobrado) – Patronato. O espaço fica na rua caminhada em frente a UERJ – FFP, nas proximidades do cruzamento com Rua Maria Rita.



Arte do evento
A militância participou da atividade


domingo, 19 de junho de 2016

PSOL E PCB realizam debate programático sobre Saúde Pública em São Gonçalo

Como parte da construção coletiva do programa de nossas pré-candidaturas, nós do PSOL conjuntamente com o PCB, realizaremos uma série de seminários temáticos. Iniciaremos com o tema Saúde Pública.

Nesta segunda, dia 20/06, ás 18h30, o debate sobre saúde vai abordar as dificuldades que enfrentamos na luta pela consolidação do SUS sob a perspectiva do projeto sanitário, na defesa da saúde pública, estatal, gratuita, de qualidade, pensada articuladamente aos determinantes sociais do processo saúde/doença, que não aborda apenas os aspectos curativos, mas também a promoção e a prevenção da saúde.

Nossa cidade vive o caos na saúde, faltando condições básicas de funcionamento e gerenciamento. Precisamos de um programa que transforme saúde em prioridade e amplie a rede básica. 

Para nosso debate de segunda, contamos com a presença dos seguintes camaradas:

* Janaina Bilate - Professora da ESS/UNIRIO e membro da Executiva do PSOL São Gonçalo;
* André Dantas - Professor da FIOCRUZ e Membro do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro;
* Geandro Pinheiro - FIOCRUZ, membro do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro e da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.
* Prof. Josemar - Pré-candidato a Prefeitura de São Gonçalo
Dra. Rosilene Alonso - mediadora / Pré-candidata a Vice-Prefeita de São Gonçalo

A presença de todos é de grande importância para construirmos as proposta para as políticas públicas de saúde em nosso município!

Nos vemos na segunda !!

Endereço: Rua Jaime Figueiredo (rua caminhada), 747 - Patronato (Em frente a UERJ São Gonçalo)
Arte do Evento

terça-feira, 14 de junho de 2016

Conselho de Ética aprova a cassação do mandato de Eduardo Cunha!

O PSOL é um dos partidos responsáveis
 pela representação que cassou Cunha 

Nesta tarde, o Conselho de Ética da Câmara Federal aprovou nesta terça (14) pedido de Cassação do Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por 11 votos a 9. 

Em seguida, o processo segue para o plenário da Câmara. A cassação final deverá aprovada por maioria simples - 257 dos 513 deputados.
O deputado Eduardo Cunha é um parlamentar que desonra o parlamento brasileiro. Foi responsável pelos maiores ataques aos direitos sociais no ano de 2015, e do ponto de vista ética, mentiu na  CPI da Petrobras e sonegou para a justiça brasileira a existência de contas bancárias no exterior. 
O deputado Eduardo Cunha foi denunciado por decoro parlamentar numa representação apresentada pelo PSOL e pela REDE. 
Nós do PSOL São Gonçalo estamos felizes por mais este passo rumo a cassação do mandato de Eduardo Cunha. Acreditamos que devemos seguir pressionado para que a os deputados federais cassem de vez o mandato de Eduardo Cunha. Vencemos a primeira batalha!!!

‪#‎FORACUNHA‬ #PSOL #PSOLSÃOGONÇALO 

domingo, 12 de junho de 2016

PSOL São Gonçalo dialoga com a população na Feira de Alcântara





Militância reunida
O leve frio deste domingo foi ânimo, para a militância do PSOL, botar um bom agasalho e partir para Feira de Alcântara fazer um bom dialogo com a população.

Prof. Josemar e Drª Rosilene Alonso
A recepção foi muito boa, a militância construiu um bom dialogo sobre as pautas do partido no país e no município. Na conjuntura nacional, o boletim abordou a necessidade do Fora Temer e a construção de luta pelas Eleições Gerais. A denúncia dura aos partidos envolvidos no esquema de corrupção também foi feita. Para a professora Janaína Bilate, da Executiva do PSOL- São Gonçalo, “O país vive um momento efervescência política, na qual é necessário apresentar uma alternativa de mudança ao que tínhamos antes, e ao ‘falso novo’ governo”.

A militância do PSOL denunciou os descasos do governo de Mulim e a omissão dos vereadores. O Professor Josemar Carvalho, presidente do partido e pré-candidato da legenda a Prefeitura de São Gonçalo, afirmou que “a atual gestão abandonou a cidade. O descaso com o serviço público é uma realidade. Infelizmente os vereadores, que hoje se dizem oposição, ficaram quietos nos três primeiros anos. Nós do PSOL somos os únicos que temos moral para questionar Neilton Mulim, pois deste o inicio, fomos oposição a este governo desastroso”.

A conversa com a população confirmou a alta rejeição do governo municipal. A falta de transparência, o descaso com os serviços públicos e as promessas não cumpridas de campanha foram pontos levantados pelos ambulantes e pelos frequentadores da feira. Não é por menos, a passagem a R$ 1,50 ainda é uma promessa. O aumento astronômico do salario dos subsecretários de R$ 2.800,00 para R$9.000,00 foi uma vergonha. Enquanto isso, os servidores concursados sofrem com as perdas salariais acumuladas ao longo dos anos. 

A atividade se encerrou por volta de 12h, com a militância animada pela recepção e pelo bom dialogo com a população gonçalense. A Drª Rosilene Alonso, pré-candidata a Vice-Prefeita do partido colocou que a ida as ruas é fundamental para ampliar o dialogo com a população na luta por mais direitos e na construção de uma alternativa de mudança.
A próxima atividade do partido será uma mesa redonda pré-programática sobre a Saúde em São Gonçalo, no dia 20 de junho, às 19h na Rua Jaime Figueiredo (rua da caminhada), 757 – Patronato, em frente a UERJ-FFP. A atividade será aberta a população.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Mulim mente mais uma vez: "Centro de diagnóstico de São Gonçalo tem prazo de validade"

As maquiagens em véspera de eleição que o prefeito Neilton Mulim vem realizando, mostram o tamanho do descaso da sua gestão com o município. O centro de diagnóstico seria uma bela iniciativa que poderia desafogar um pouco os hospitais públicos da região e prover agilidade na realização de exames, mas não da forma que está sendo feita.

A reportagem do jornal Extra mostra que no local que funciona o centro de imagens atualmente, já funcionava uma clínica conveniada da prefeitura que apenas sofreu uma repaginada. O imóvel é alugado (com contrato que vai até o final do ano) e os equipamentos que realizam os exames também (esses com contratos de 6 meses).

É um absurdo que a prefeitura invista uma quantia vultuosa de dinheiro público para garantir o atendimento da população apenas na época eleitoral. Vamos denunciar mais essa falcatrua dessa gestão desastrosa. A população quer garantia de atendimento sempre!

Veja na integra a matéria denunciando o fato: JORNAL EXTRA - Centro de diagnóstico de São Gonçalo tem ‘prazo de validade’