A aliança com o PCdoB já havia sido deliberada em plenária aberta a toda a militância do PSOL São Gonçalo que foi realizada no dia 31/05, faltando apenas uma deliberação formal sobre quem seria de fato "o cabeça de chapa". Essa aliança é consequência de mais de um ano de debate político e construção de um projeto programático comum entre os dois partidos. Para além de uma vontade verdadeira de ser consequente com um projeto de Frente de Esquerda.
O Diretório Municipal do PSOL São Gonçalo considerou também para tomar sua decisão, a carta enviada pelo companheiro Prof. Josemar (que pode ser lida na íntegra aqui), na qual a partir de uma profunda reflexão sobre o cenário político eleitoral, ele coloca o seu nome a disposição do partido para a disputa na Câmara de Vereadores, decisão que aumenta exponencialmente as chances do PSOL eleger uma bancada.
Com a decisão do Prof. Josemar de concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores, carregando consigo a enorme responsabilidade de fazer com que o PSOL São Gonçalo dê um salto qualitativo na sua intervenção política no município, o Diretório Municipal do PSOL São Gonçalo diante de tal fato, decidiu pelo apoio a pré-candidatura de Isaac Ricalde, por convicção de que o companheiro reúne as condições para defender um programa de esquerda radical que contemple o PSOL nessa disputa eleitoral.
Prof. Josemar falou brevemente sobre a decisão do Diretório Municipal de apoiar o nome de Isaac Ricalde para a disputa da prefeitura:
"Fiquei muito contente com a decisão do partido. Assumi a tarefa de ser pré-candidato a vereador pelo PSOL, para que possamos num breve futuro, aumentar a capacidade do PSOL de intervir no debate político na cidade e melhorar a vida do nosso povo. Já tínhamos a aliança construída e sem o meu nome na disputa, era coerente que o PSOL tomasse essa decisão. Isaac tem o preparo necessário para essa tarefa e é um nome que já está posto na disputa", disse Prof. Josemar
O Presidente do PSOL São Gonçalo Marcio Ornelas, que conduziu a reunião, também falou sobre a decisão do Prof. Josemar e da escolha pelo nome de Isaac Ricalde:
"O meu papel enquanto presidente do PSOL São Gonçalo, é conduzir o partido para tomar as melhores decisões possíveis. Tenho convicção de que nesse momento isso significa construir uma bancada do PSOL na Câmara de Vereadores. Eu, Josemar e diversos outros companheiros, conversamos muito sobre isso. A grandeza do gesto do Prof. Josemar, reside justamente nela ser uma aspiração coletiva de grande parte do PSOL. Não tomou essa decisão pensando em si, mas pensando no fortalecimento do partido no médio e longo prazo. E o Isaac foi uma unanimidade, ele está pronto para a tarefa, tem a nossa confiança e a minha convicção de que é o melhor nome que nós temos para essa disputa", disse Marcio Ornelas.
O PSOL São Gonçalo também formalizou a indicação da companheira professora Ana Cardinal para ocupar a vice na chapa com o PCdoB. Ela demonstrou felicidade e disposição para encarar esse desafio:
"Para mim é uma honra muito grande representar o PSOL nessa disputa, representar tantos companheiros e companheiras valorosos. Sou uma mulher feminista com a experiência de vida numa cidade opressora como São Gonçalo, acredito na educação como pilar central da sociedade, atuo há anos construindo a Rede Emancipa de Educação Popular. Acredito que posso contribuir com esse processo. Vou com muita garra, disposição e vontade de consolidar uma alternativa socialista para São Gonçalo", disse Ana Cardinall
Nos próximos dias o Diretório Municipal do PSOL São Gonçalo estará publicando a sua nota política oficial sobre as eleições de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário