quinta-feira, 21 de junho de 2018

Lançamento da pré-candidatura Prof. Josemar lota o salão imperial em São Gonçalo


No dia 9 de junho, aconteceu no salão Imperial em São Gonçalo, o lançamento da pré-candidatura Prof. Josemar para deputado estadual. A atividade contou com a presença de quase 300 pessoas e foi bastante representativa.
Contou com a presença de lideranças comunitárias, representantes dos trabalhadores do transporte alternativo, dirigentes sindicais do SEPE e do sindicato dos metalúrgicos, representantes de movimentos sociais como MTST e a Rede Emancipa, militantes do movimento negro e LGBTI, e também lideranças do movimento estudantil e do coletivo de juventude Juntos.
O lançamento teve a presença de apoiadores dos mais diversos municípios como: São Gonçalo, Rio de Janeiro, Itaboraí, Itaocara, Saquarema, Iguaba Grande, Nova Iguaçu, Niterói, Casimiro de Abreu e Angra dos Reis.
A atividade foi apresentada pela coordenadora e ex-aluna da Rede Emancipa São Gonçalo Liandra Mesquita, que esbanjou carisma e simpatia ao longo das 3 horas de evento. A mesa foi formada por Vanderlea Aguiar, Camila Souza, Gelsimar Gonzaga, David Miranda, Paulo Eduardo Gomes, Chico Alencar, Tarcísio Motta e Prof. Josemar
Após um vídeo inicial com apoios nacionais a pré-candidatura Prof. Josemar, teve início as falas da mesa, sempre intercalando com um bloco de saudações feitas por lideranças presentes na atividade.

Vanderlea Aguiar (coordenadora da Rede Emancipa)

Van foi a primeira a se pronunciar e falou sobre a importância do trabalho da educação popular desenvolvido pela Rede Emancipa, como forma de disputar os jovens e oportunizar chances para quem sempre se encontra excluido das políticas públicas do Estado. Ela destacou o compromisso do Prof. Josemar com essa perspectiva de educação emancipadora.
“Eu conheci Josemar através da Rede Emancipa e pude acompanhar de perto todo o empenho e esforço para que a Rede Emancipa em São Gonçalo pudesse existir. Ele é comprometido com essa educação que quer promover a liberdade. Eu sei que chegando na ALERJ, colocará essa energia para lutar por uma perspectiva melhor para os nossos jovens.” (Vanderlea Aguiar)

David Miranda (vereador pelo PSOL no Rio de Janeiro)

David foi o segundo a fazer a intervenção e falou de como a política não era para ser um balcão de negócios, mas uma ferramenta importante para
ajudar os mais pobres e transformar a sociedade. Falou da importância de colocar pessoas no parlamento que possuam sonhos e ideais, gente que fosse comprometida de verdade com a luta dos trabalhadores.
“Eu e Josemar estivemos juntos em muitas lutas ao lado dos trabalhadores. Quando o pagamento dos servidores atrasou, nós estávamos lá, ao lado dos trabalhadores. Estivemos lado a lado naquela batalha campal de Brasília, lutando contra a reforma trabalhista. Eu sei que o Prof. Josemar vai seguir, onde for, na luta junto aos trabalhadores.” (David Miranda)

Gelsimar Gonzaga (ex-prefeito de Itaocara)

Gelsimar reafirmou seu apoio a pré-candidatura do Prof. Josemar e o seu compromisso de defender essa pré-candidatura no interior do Estado. Gelsimar fez questão de dizer que a trajetória de luta de Josemar o gabaritava para ser um representante legítimo da classe trabalhadora na ALERJ.
“Conheci Josemar nas ruas, nas greves, nas lutas da classe trabalhadora. Quando fui prefeito de Itaocara,  sofri todo o tipo de ataque da direita covarde e corrupta do interior, mas sempre contei com o apoio de Josemar, que foi diversas vezes até Itaocara prestar a sua solidariedade. É um cara que se importa com o interior e tenho certeza que vai nos representar muito bem.” (Gelsimar Gonzaga)

Paulo Eduardo Gomes (vereador pelo PSOL em Niterói)

Paulo Eduardo destacou o fato de Prof. Josemar ser de São Gonçalo e saber por vivência das dificuldades da vida nas periferias, nas cidades mais distantes da capital. PEG reafirmou a importância do PSOL ter um mandato com essas características, identificado com a luta dos trabalhadores, da periferia e do povo negro.
“Colocar Prof. Josemar na ALERJ é dar uma chance ao PSOL de reparar erro histórico. Ele é fundador do PSOL, tem identificação com as bandeiras desse partido. Não podemos deixar que nosso partido seja usado por turistas, como um trampolim e que depois caiam fora. Nosso compromisso tem de ser garantir representações que realmente tenham identificação com as causas do povo.” (Paulo Eduardo Gomes)

Camila Souza (liderança do Juntos)

Camila ressaltou que o evento era importante não somente por debater uma pré-candidatura, mas que servia para refletir qual o tipo de política que nós queremos para a sociedade. De como a importância da organização dos de baixo, dando exemplo da recente greve dos caminhoneiros, era fundamental para impedir que o povo pagasse a conta pela crise política e econômica do sistema capitalista.
“Josemar é uma referência para a nossa juventude. Tem uma trajetória de luta impecável, sem se vender e sem trocar o sonho de uma sociedade mais justa por cargos ou facilidades. Eu tenho certeza que se o Josemar chegar na ALERJ o seu mandato vai ser uma ferramenta fundamental para vocalizar as lutas da juventude e dos trabalhadores.” (Camila Souza)

Chico Alencar (deputado federal)

Chico fez questão de afirmar a energia positiva de como o evento era fundamental para renovar as energias e as esperanças dos que querem transformar o mundo. De que essa união era fundamental para manter os sonhos e as utopias. E de que era preciso combater a negação da política, como forma de enfrentar os interesses dos velhos partidos que se esforçam para afastar o povo da participação política.
“Política é o bem comum prevalecendo em uma sociedade igualitária, fraterna e sem exploração. Quanto mais nos afastamos da política, mais fácil para as classes dominantes seguirem reproduzindo sua dominação. Josemar tem as características para levar essa ressignificação da política adiante, disputando corações e mentes para uma sociedade completamente diferente.” (Chico Alencar)
Num dos momentos auge do evento, ao final da sua fala, Chico presenteou Prof. Josemar com um anel de tucum, que significa o compromisso com o povo e a fidelidade as suas origens.

Tarcísio Motta (vereador pelo PSOL no Rio de Janeiro)

Tarcísio em sua fala abordou a necessidade de que uma das tarefas da esquerda nessa eleição era tentar recuperar a esperança de parte da população na política. Destacou que junho de 2013 embora tenha sido um movimento que repudiou os governos, existia uma esperança no futuro, de que as coisas pudessem ser diferentes. Portanto, reforçou a importância de fazer essa disputa em que o resgaste da esperança seja central e de colocar na ALERJ pessoas comprometidas com essa tarefa.
“Não precisa conhecer o Josemar para cravar de que lado ele vai estar, basta ver a sua história. Uma vida comprometida com as causas sociais, ao lado das negras e dos negros, dos LGBTs e dos que sempre foram explorados. Essa escolha de “coragem, ousadia e luta para mudar o Rio de Janeiro”, é bastante feliz, pois são características necessárias para enfrentar os desafios que estão colocados para a gente. Josemar tem exatamente isso, uma história de coragem, ousadia e luta!” (Tarcísio Motta)

Prof. Josemar (pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL)

Prof. Josemar começou sua fala abordando a necessidade de ter como um dos eixos centrais da política da sua pré-candidatura a questão racial. Como um tema transversal que atravessa todas as dificuldades que a classe trabalhadora enfrenta nas periferias. Afirmou de forma enfática que a ausência de políticas públicas para os negros e os mais pobres, não se devia meramente a uma manifestação de incompetência, mas sim a um descaso organizado para excluir e marginalizar as pessoas.
“Para subverter a lógica e fazer com que os de baixo avancem, é necessário construir um projeto coletivo que vocalize as vozes dos excluídos, dos oprimidos e das periferias. Esse é o desafio de todos que estão aqui, é o desafio dessa pré-candidatura.” (Prof. Josemar)
Em outro trecho da sua fala, relembrou a própria trajetória de vida, para reafirmar que era necessário a construção de um mandato que pudesse fazer a diferença.
“Estudei a vida toda em escola pública. Sei as dificuldades de se ter oportunidade. Não podemos continuar aceitando que a chance do negro seja um espasmo isolado na sociedade, nós temos a obrigação de fazer a diferença. Lutar contra toda a forma de opressão e de injustiça. Na política quem não tem lado, está com os mais fortes. O meu lado é o da juventude, dos trabalhadores e dos que sonham em mudar o mundo.” (Prof. Josemar)
Recuperou ainda a própria participação na fundação do PSOL, dizendo que era necessário ter coragem e ousadia para se jogar na construção de uma ferramenta que pudesse ser referência para a classe trabalhadora.
“Nós saímos do PT quando ele estava em alta. Pois não aceitamos a reforma da previdência que o PT fez. A ousadia de construir o PSOL é algo ao qual posso me orgulhar ao longo dessa trajetória. Nós não somos a modinha, aqui existe uma pré-candidatura que tem história.” (Prof. Josemar)
Por fim Prof. Josemar fez um chamado a participação de todos nesse processo.
“Nós vamos chegar. Mas para isso é necessário organização e a participação de cada um que está aqui. Vamos levar esse projeto coletivo adiante, conversando cara a cara com cada um. Vou aonde for preciso, que seja para reunir com uma pessoa. Tudo por que acredito nessa construção coletiva. Acredito que é possível enfrentar essas máfias do Rio de Janeiro e melhorar a vida do povo. Com essa energia, com essa força de vontade, nós vamos chegar!” (Prof. Josemar)
Ao final da sua fala Prof. Josemar foi ovacionado, sendo aplaudido de pé pelo plenário. E desse forma a atividade teve seu encerramento anunciado.
--------------------------------------
obs: texto originalmente publicado no site do Prof. Josemar

Nenhum comentário:

Postar um comentário