terça-feira, 1 de abril de 2014

50 anos do nefasto golpe militar

por Prof. Josemar Carvalho

Estamos completando 50 anos que a ditadura militar foi implementada no Brasil.

Uma triste página de nosso país, que ficou marcada pela usurpação do poder por parte de uma camada que estava politica-ideologicamente alinhada a burguesia internacional e aos pressupostos da guerra fria.

O Golpe de 1964 submeteu ainda mais o país ao endividamento econômico internacional. Ampliou as desigualdades sociais. Colocando o nosso país como “bola subserviente” do imperialismo norte-americano. 

Se hoje questionamos os mensaleiros do PT, do PR, do PSDB e do PTB. É porque com todas as contradições, o livre direito à manifestação é “minimamente” garantido. Na ditadura militar não era assim...

Perseguição politica, tortura física e psicológica, cassação de mandatos, fechamento de sindicatos combativos, foram às marcas de um regime autoritário que perseguia todos aqueles que pensavam diferente. 


Mas não para por aí ...

A falta de lisura na gestão do bem público também foi uma das marcas da ditadura militar. Quem explica para onde foram as verbas da Rodovia Transamazônica até hoje não concluída? E os recursos da SUDENE, que alimentaram a “indústria da seca” no Nordeste? A farra comia solta porque o Povo não podia falar!
Não acreditamos no fantasma de retorno da ditadura, as mobilizações em pró do seu retorno foram fracassadas no Pais inteiro (chegando a reunir, em casos, menos de 10 pessoas numa capital). 

O que nos preocupa, é crescimento do discurso conservador, com traços de homofobia, de machismo e de racismo. Nos preocupa também a edição do AI-6 (lei antiterrorismo) por parte do governo do PT que proíbe manifestações na Copa do Mundo. Enquanto isto, a corrupção não é tratada como crime hediondo. Em que é mais fácil, um ladrão de galinhas ir preso do que um politico corrupto ir para cadeia.

Chega! É preciso romper com o triste legado da ditadura. É necessário seguir lutando pelos seus direitos. É urgente se fazer presente nas mobilizações, pois se indignar e não lutar, não serve de nada. É preciso acreditar que a luta muda a vida, e que juntos transformaremos esta sociedade.

Seguimos na luta contra a opressão e a exploração!

----------------------------------------------------------------------------------------
Josemar Carvalho, 38 anos, professor universitário e da rede pública de ensino. Presidente do Diretório Municipal do PSOL de São Gonçalo- RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário