domingo, 6 de abril de 2014

A greve dos ACS revela o descaso do governo de Mulin com Saúde Pública

por André Tamandaré &
Prof. Josemar Carvalho

Mobilização do ACS no dia 04 de abril
Desde as jornadas de junho de 2013, o Brasil entrou no cenário de efervescência política. As mobilizações estão demonstrando que a população não aceita passivamente o descaso.

Aqui em São Gonçalo não é diferente, na última semana, tivemos duas greves que tomaram as ruas de São Gonçalo: a dos Profissionais de Educação e a dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Neste texto, analisaremos as condições que levaram a greve dos agentes comunitários, bem como o descaso do governo de Neilton Mulim com a saúde pública de São Gonçalo.

A importância social do Agente Comunitário de Saúde 
e as condições que levaram à greve

Prof. Josemar ao lado
de Francisco Villela Presidente do SINACS
no ato
Os Agentes Comunitários de Saúde são a porta de entrada dos menos favorecidos às esferas do SUS. Exames, consultas, medicações, acompanhamento familiar e orientação à saúde são algumas tarefas cotidianas dos ACS’s.

Numa cidade com uma saúde pública precária, os agentes comunitários de saúde tem importância estratégica no combate a epidemias e vetores que podem se propagar. Infelizmente, a gestão de Mulim, assim como os dois mandatos anteriores de Aparecida Panisset, tratam com descaso estes trabalhadores.

As condições dos postos de saúde são muito precárias. A falta de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e medicamentos, revelam o descaso do poder público municipal. Cabe destacar que por incompetência da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Saúde da Família não cobre toda a cidade.

Os Agentes Comunitários de Saúde são desvalorizados pela Prefeitura. Exemplos do descaso não faltam. Baixo salário incompatível com as portarias do Ministério da Saúde é uma triste realidade. A falta de compromisso da gestão na realização dos recolhimentos das custas sociais, é uma vergonha para um governo que se diz republicano. O atraso do FGTS, do INSS e inclusive na falta de informação da RAIZ coloca os trabalhadores numa situação desconfortável.

O loteamento de Postos de Saúde para parlamentares da cidade, em troca de apoio político nos projetos que pouco beneficiam a população, também é uma vergonha da gestão de Neilton Mulim. Isto leva a uma má gestão, também produz o assédio moral nos postos de saúde.

Enquanto isto, o governo de Neilton Mulin gasta R$ 500 mil em 740 placas de bronze

Charge retirada do jornal Extra 27/03/2014
 - denunciando as placas de Mulim
Em meio a crise de gestão que passa a cidade de São Gonçalo, com forte questionamentos devido ao aumento das passagens, a falta de obras nas comunidades e a ausência de perspectiva de reajuste salarial, o governo de Mulim compra 740 placas de bronze para inauguração de postos de saúde.

Até onde sabemos não existem nem 5 postos de saúde sendo construídos na cidade, que hoje tem 67. Para onde vão as placas?

Uma observação bem pertinente: para utilizar todas as 740 placas seria necessário inaugurar uma unidade a cada três dias por mais de um ano.

A greve dos Agentes Comunitários de Saúde é emergente no sentido de chamar a população e os outros seguimentos para uma luta em que no fim, a conquista será coletiva como deve ser. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Josemar Carvalho, 38 anos, professor universitário e da rede pública de ensino. Presidente do Diretório Municipal do PSOL de São Gonçalo- RJ.

André Tamandaré de Lima, 35 anos, Agente Comunitário de Saúde. Diretor de Comunicação do Sindicato dos Agentes Comunitários do Estado do Rio de Janeiro - SINACS - RJ.

2 comentários:

  1. Este artigo só vem a revelar uma realidade encoberta por uma politicagem marrom advinda também de gestões anteriores a atual.
    A sociedade gonçalence precisar se fazer ouvida. Contudo, sua voz é abafada pelo descaso político de gestores que só enxergam um metro de distância após os seus interesses cômodos da própria esfera.
    São de vozes assim, como as dos companheiros autores deste artigo, que a sociedade necessita a fim de se fazer justa a posição governamental perante uma sociedade onde a população já sofrida pela vida, sofre mais com o deslavado descaso dos que se colocam como dirigentes.
    Parabéns Profº: Josemar Carvalho e André Tmandaré por visão ilustre e social para um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  2. Estou sem banheiro no meu local de trabalho há 3 anos, sou ACS, a quem devo requerer?

    ResponderExcluir