segunda-feira, 29 de abril de 2013

São Gonçalo tem a 3° maior taxa de homicídio do Estado

por Marcio Ornelas

Foto: Cléber Júnior/Extra
Mais uma estatística estarrecedora para o nosso município. Como se não bastasse termos um dos piores índices de educação e saúde, São Gonçalo tem também a terceira maior taxa de homicídio do Estado, só ficando atrás de Mesquita e Duque de Caxias, dois municípios da Baixada Fluminense.

A reportagem do jornal Extra dá ênfase na ausência de uma Divisão de Homicídios numa cidade com mais de 1 milhão de habitantes. E para solucionar o problema, o governo Estadual e a polícia civil, querem apressar a implantação de uma divisão de homicídios que consiga atender Niterói e São Gonçalo.

É fundamental que seja instalada uma DH aqui em São Gonçalo, isso não pode ser questionado, chega a ser absurdo que ainda não tenhamos uma por aqui. Mas muito nos preocupa a tendência do governo estadual de achar que uma DH vai reduzir drasticamente os índices de violência do município. A completa ausência de políticas públicas para a região metropolitana do Rio de Janeiro, reflete o vício de tratar a questão da violência urbana, somente através da militarização dos espaços e do patrulhamento ostensivo. Ter uma ação que se concentra sempre na ponta do problema, sem manifestar preocupação com os motivos que provocam a subida constante desses números.

Teremos que fazer mais do que isso para resolver esse grave problema. Precisamos de um plano que valorize o profissional da educação, que dê estrutura a escola para que ela possa cumprir seu papel social. Em São Gonçalo existe uma demanda enorme por alternativas de cultura e lazer, não existe qualquer canal de diálogo com a juventude. Os prefeitos que por aqui passaram sempre foram intransigentes nesse ponto.

A segurança pública não pode ser uma questão somente policial, é para isso que devemos nos atentar. Não pode sequer ser compreendida se não fizermos o exercício de contextualiza-la num cenário de profunda desigualdade social, em uma cidade que tem muito pouco a oferecer aos seus habitantes.

Fonte: Extra Online

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcio Ornelas, 23 anos, professor de geografia. Militante do coletivo Juntos! e secretário de juventude do PSOL São Gonçalo/RJ.

Um comentário:

  1. Oi, Marcelo Ornelas. A taxa de homicídio é um bom indicador utilizado no Brasil para indentificar a criminalidade violenta. A taxa de elucidação de homicídios no país é um dos menores do mundo. O Advento da divisão de homicídio vem sendo um divisor de águas quanto a elucidação dos crimes violentos no país, se comparado as delegacias de polícia. Aí você vai dizer. E daí? Bom, uma taxa de esclarecimento maior gera um número muito maior de indiciados que por conseguinte haverá um número maior de julgamentos e sentenças. É a baixa taxa de elucidações que gera a impunidade.

    Gostei do seu texto. ABraços.

    ResponderExcluir