Na noite de ontem (26/05), a Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou por unanimidade o Projeto de Lei N° 0010/2021, de autoria do vereador Prof. Josemar (PSOL), que institui no dia 18 de maio o Dia de Combate ao Genocídio da Juventude Negra em São Gonçalo.
A data é uma referência ao dia do assassinato do menino João Pedro, morto pela polícia, dentro da sua própria casa. O caso que aconteceu na comunidade do Salgueiro em São Gonçalo, teve repercussão nacional. O caso segue em investigação, sem que nenhum dos policiais envolvidos na ação tenham sido responsabilizados pelo crime.
O vereador Prof. Josemar comemorou o seu primeiro PL aprovado na câmara e destacou a importância dessa iniciativa.
- Quero agradecer a todos os ativistas que se esforçaram para fazer do dia 18 de maio, de norte a sul do Brasil, um dia de lutas. João Pedro não foi e não será esquecido. Quero agradecer aos demais vereadores, que também compreenderam a importância dessa PL no combate ao racismo. E evidentemente, quero dedicar a aprovação desse projeto de lei, ao Neilton e a Rafela, pais do menino João Pedro. Duas pessoas incríveis que conheci e dois guerreiros incansáveis na busca por justiça.
O Projeto de Lei segue agora para o executivo, para ser sancionado pelo prefeito Capitão Nelson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário