Faleceu hoje o advogado, João Luíz Duboc Pinaud, aos 87 anos. Militante da causa dos Direitos Humanos teve seus direitos políticos cassados pelo Golpe de 64, inclusive a sua cadeira na Universidade Federal Fluminense, onde lecionava no curso de Direito e seu cargo de juiz do antigo Estado do Rio de Janeiro. Militou no PSB e no PSOL, pelo qual concorreu a Vereador da cidade em 2008. Foi secretário estadual de Justiça e também de Direitos Humanos. Era membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Federal e verbete do Projeto Brasil Nunca Mais.
Seu corpo será velado no Plenário Brígido Tinoco da Câmara de Vereadores de Niterói, a partir da tarde de hoje até amanhã pela manhã, de onde sairá para ser cremado.
Uma história de Lutas
João Luiz Duboc Pinaud nasceu em 31 de janeiro de 1931. Foi advogado, promotor público, professor, juiz e escritor. Aliou sua formação intelectual e o exercício da magistratura à militância política de esquerda.
Ao lado de Barbosa Lima Sobrinho, Fabio Konder Comparato, Lamartine Correia de Oliveira e Evandro Lins e Silva, lutou pela implementação radical da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.
Inimigo declarado do Golpe de 1964, foi cassado da Universidade Federal Fluminense e do cargo de juiz de Direito.
Com a chamada democratização, participou ativamente dos debates da Constituinte de 1986, então como Membro da OAB.
Em 1998 ocupou a presidência do Instituto dos Advogados Brasileiros. Foi Secretário de Estadual de Justiça do Rio de Janeiro 2000/2002. No ano de 2005 foi representante de Direitos Humanos da América do Sul para participar da Missão de Solidariedade ao Povo do Haiti. É, atualmente, Presidente da Casa da América Latina e preside a Comissão Permanente de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros.
É autor das seguintes obras: "Tempo de Família" (prêmio do Instituto Nacional do Livro, 1985), "Malvados Mortos", "Insurreição Negra e Justiça", "Direitos Humanos: Conquistas & Desafios", "HAITI, das trevas à luz", "Longas Noites sem Direitos Humanos", dentre outros.
João Luiz Duboc Pinaud foi casado com a professora e escritora Alba Costa Maciel e com ela teve três filhos: João Bosco Maciel Pinaud, João Luiz Duboc Pinaud Júnior e João Carlos Maciel Pinaud, que lhes deram oito netos e cinco bisnetos.
É casado há 25 anos com a professora e historiadora Katia da Matta Pinheiro, sua maior companheira na militância de esquerda e direitos humanos
Fonte: (Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Niterói e Mandato Paulo Eduardo Gomes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário