terça-feira, 10 de março de 2015

Nota pública do PSOL São Gonçalo sobre a linha 3 do metrô

Nesse início de 2015 a população da região leste fluminense foi surpreendida com a declaração do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão sobre o anúncio da prioridade para o projeto BRT em São Gonçalo, ao invés do projeto do Metrô - Linha 3. Em sua campanha para governador em 2014, a sua principal promessa de mobilidade urbana para a região seria a construção da Linha 3 do Metrô. Segundo o governador, a Linha 3 do metrô ligaria a cidade de Niterói até Guaxindiba (São Gonçalo), bairro localizado na divisa com a cidade de Itaboraí, contudo esta não é mais a prioridade do governo estadual.

A linha 3 do metrô não é um projeto novo, há 30 anos esse projeto é veiculado nos meios de comunicação e anunciado por sucessivos governadores que não cumpriram com suas promessas e utilizam da expectativa da população quanto à necessidade deste serviço para se reelegerem. No ano passado, um ano eleitoral, o governo do estadual do Rio de Janeiro e o governo federal propagandearam com veemência o início da construção dessa nova linha. O lançamento das obras estava prevista para o ano de 2013, a partir dos recursos do PAC Mobilidade Urbana, financiado pelo governo federal, entretanto ela já foi adiada por 2 vezes!

Apesar deste projeto ser financiado pelos recursos do PAC, é de responsabilidade de execução do governo do Estado e a prefeitura de São Gonçalo já anuncia nos noticiários que não tem recursos para arcar com a contrapartida de 10% dos investimentos. Segundo Pezão, as obras do corredor de ônibus expressos, seriam mais rápidas e baratas, mas até a presidente Dilma já esteve em São Gonçalo no ano passado, anunciando a liberação das verbas para início das obras do Metrô!

Não é de interesse dos governos federal, estadual e municipal a execução das obras da linha 3 do Metro, pois eles estão do lado das empresas que detém o monopólio dos transportes. Este modelo de BRT só favorece os contratos e concessões superfaturados das empresas de ônibus, ainda por cima as mesmas prestam um serviço de péssima qualidade para a população de São Gonçalo!

A proposta do monotrilho da Linha 3 atenderá cerca de 350 mil passageiros por dia, enquanto o BRT tem a previsão de atender somente 220 mil. Sabemos que este modelo do BRT já tem problemas no Rio de Janeiro como acidentes, capacidade de passageiros e só beneficia os donos das empresas de ônibus que financiam as campanhas de Dilma, Pezão e Mulim, e não querem perder sua fatia no mercado.

Enquanto o projeto do Metrô da Linha 3 ainda está parado o metrô da Linha 4 (Barra-Ipanema) já iniciou as obras! Está claro que os governos só pensam nas Olímpiadas de 2016 e esquecem do povo gonçalense! Os trabalhadores não aguentam mais passar de 2 horas nos ônibus num trajeto que poderia ser feito em 20 minutos de metrô de Alcântara, Guaxindiba, Pacheco, Jardim Catarina e bairros adjacentes até Niterói. Chega de promessas!

O PSOL São Gonçalo é a favor do transporte público de qualidade e defendemos uma alternativa mais viável para melhorar as condições de vida dos trabalhadores e das trabalhadoras gonçalenses. Nesse sentido, afirmamos que o BRT não é a alternativa para mobilidade urbana de nossa região.

Fazemos um chamado a todos e todas a construírem uma campanha pela Linha 3 do Metrô!

Diretório municipal do PSOL São Gonçalo
São Gonçalo - RJ, 10 de março 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário