quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Bolsonaro e o caso Marielle e Anderson: há necessidade de explicações



/
Investigações apontam que Élcio de Queiroz, motorista do carro usado no assassinato de Marielle, foi ao condomínio onde mora o ex-PM Ronnie Lessa, autor dos disparos, horas antes do assassinato. Na portaria, teria anunciado o nome de Bolsonaro e o número de sua casa, 58, segundo o porteiro, mas após entrar, se dirigiu à casa de Ronie Lessa.

Nós do PSOL São Gonçalo reproduzimos abaixo a nota produzida pelo Presidente Nacional do PSOL, o jovem Juliano Medeiros sobre a informação ventilada no Jornal Nacional desta terça feira.

"NOTA PÚBLICA

A informação veiculada pelo Jornal Nacional desta terça-feira é grave. Segundo ele, horas antes do crime que vitimou nossa companheira Marielle Franco, um dos assassinos, Élson Queiróz, esteve na casa do então deputado federal Jair Bolsonaro. A informação foi obtida através do depoimento do porteiro do Condomínio Vivendas da Barra, onde vivia a família Bolsonaro.

Exigimos esclarecimentos imediatamente. O PSOL nunca fez qualquer ilação entre o assassinato e Jair Bolsonaro. Mas as informações veiculadas hoje são gravíssimas. O Brasil não pode conviver com qualquer dúvida sobre a relação entre o Presidente da República e um assassinato. As autoridades responsáveis pela investigação precisam se manifestar. Exigimos respostas. Exigimos justiça para Marielle e Anderson.

Juliano Medeiros
Presidente Nacional do PSOL
29 de outubro de 2019"



terça-feira, 8 de outubro de 2019

Há 52 anos perdíamos o Comandante Chê Guevara!

 por Prof. Josemar Carvalho

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros."

Hoje completa 52 anos da prisão e sucessiva morte de Ernesto Guevara de la Serna: considerado o maior revolucionário latino-americano do século XX. O médico argentino, com nacionalidade cubana, Chê Guevara é um exemplo para toda uma geração de militantes de esquerda.
A luta politica pela libertação socialista de Cuba e as conquistas materiais na Ilha, em especial na área de saúde e na educação, são seus maiores legados. O internacionalismo militante também é uma grande referência.
Nos meados dos anos 60, lutou no Congo e na Bolívia, além de acompanhar “focos” revolucionários em outros países da América.
Do ponto de vista da releitura de Chê Guevara, podemos questionar o foco guerrilheiro como estratégia politica para conquista do socialismo, visto que a classe trabalhadora é majoritariamente urbana e organização da classe é algo fundamental para evitar a burocratização do processo revolucionário.
Mas de nada muda a nossa admiração, visto que seu legado militante é marcado pela ousadia, pelo internacionalismo e pela indignação frente a indiferença
Para nós do PSOL São Gonçalo, o seu legado é fundamental para construção militante. 


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Josemar Carvalho, 44 anos, professor universitário e da rede pública de ensino. Coordenador da Rede Emancipa de Educação Popular

Hoje a noite - Ato de Filiação a PSOL do grupo Desenvolve São Gonçalo

O PSOL vem crescendo significativamente e ocupando um espaço na conjuntura. Com isso temos nos tornado um pólo de resistência na sociedade. A nossa oposição a Bolsonaro é inquestionável. Nós temos sido um partido firme na defesa dos trabalhadores, da juventude, dos negros, das mulheres e das minorias. Defendemos o meio ambiente e causas sociais e populares. Somos conscientes do nosso papel histórico que é luta pelo Socialismo.

Aqui em São Gonçalo, não é diferente. Temos formulações e atuamos diretamente na cidade. A nossa atuação cotidiana, nos levou a aproximação com o grupo "Desenvolve São Gonçalo" que entendeu o desafio de se organizar num partido esquerda frente ao bolsonarismo, as milicias e a velha politica.

Hoje teremos a recepção da(o)s nova(o)s companheira(o)s ao PSOL. Você é nossa(o) convidadada(o) a participar de deste evento e dialogar uma saída a esquerda para São Gonçalo e para o país.

Local: Rua Jaime Figueredo - 747 - Patronato - São Gonçalo - RJ
Referência - Rua da Caminhada - em frente a UERJ São Gonçalo.
Horário - 18h30