terça-feira, 8 de outubro de 2019

Há 52 anos perdíamos o Comandante Chê Guevara!

 por Prof. Josemar Carvalho

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros."

Hoje completa 52 anos da prisão e sucessiva morte de Ernesto Guevara de la Serna: considerado o maior revolucionário latino-americano do século XX. O médico argentino, com nacionalidade cubana, Chê Guevara é um exemplo para toda uma geração de militantes de esquerda.
A luta politica pela libertação socialista de Cuba e as conquistas materiais na Ilha, em especial na área de saúde e na educação, são seus maiores legados. O internacionalismo militante também é uma grande referência.
Nos meados dos anos 60, lutou no Congo e na Bolívia, além de acompanhar “focos” revolucionários em outros países da América.
Do ponto de vista da releitura de Chê Guevara, podemos questionar o foco guerrilheiro como estratégia politica para conquista do socialismo, visto que a classe trabalhadora é majoritariamente urbana e organização da classe é algo fundamental para evitar a burocratização do processo revolucionário.
Mas de nada muda a nossa admiração, visto que seu legado militante é marcado pela ousadia, pelo internacionalismo e pela indignação frente a indiferença
Para nós do PSOL São Gonçalo, o seu legado é fundamental para construção militante. 


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Josemar Carvalho, 44 anos, professor universitário e da rede pública de ensino. Coordenador da Rede Emancipa de Educação Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário