quarta-feira, 20 de julho de 2016

Seminário programático da juventude é marcado por qualidade na discussão e por adesões ao partido




O leve frio desta noite de terça, dia 19 de julho, foi o cenário para o debate programático da juventude. Dispostos a dialogar sobre uma alternativa para a cidade, o seminário levantou questões importantes. 

Assim como nos seminários anteriores, ocorreu um rico debate, com grande apanhado de ideias e argumentações. A mesa iniciou com a uma intervenção do companheiro Júlio da UJC (União da Juventude Comunista). O jovem comunista saudou o espaço e reivindicou a iniciativa. 

Na sequência emocionada, Andreza Késsia, 18 anos, abordou o processo de ocupação das escolas. Afirmou a necessidade de luta pelo ensino público de qualidade. Foi firme na defesa auto organizada da juventude. Ao final da sua fala, a jovem liderança estudantil da Escola Estadual Pandiá Calógeras, se filiou publicamente ao PSOL, tendo como Gabriel Martins como seu abonador.

O universitário do curso de geografia da UERJ-São Gonçalo, Roberto Morato, 21 anos, expressou as posições do movimento Juntos!. Durante a sua argumentação defendeu o ensino público gratuito e de qualidade. Falou da conjuntura nacional e da dimensão das lutas da juventude. Abordou a lutas na UERJ-FFP em São Gonçalo e apresentou propostas concretas para a juventude gonçalense.

Já o Pré-candidato a Prefeito e presidente do PSOL-São Gonçalo, o Prof. Josemar elucidou sobre o conceito de juventude e suas histórias de lutas no Brasil, os desafios de programáticos e pautas da juventude gonçalense.


A necessidade de um programa radical, democrático e concreto que ganhe corações e mentes da juventude gonçalense

Ao final da exposição ultimo orador, os participantes do plenário se colocaram. Todos foram felizes pois além de caracterizarem a realidade, propuseram questões concretas sobre a nossa cidade.

O jovem Secretário Geral do PSOL-São Gonçalo, estudante de história da UFF, Ariano Mendes, 23 anos, reafirmou a necessidade de organização da juventude, falou das jornadas de junho e do Fora Collor como movimentos de massas organizados pela juventude. Foi muito feliz ao defender lonas culturais nos diversos bairros.

O estudante de Relações Internacionais da UFF, Fernando Barcelos, 22 anos, falou da necessidade de construção de politica de emprego e renda para a juventude e da importância do seminário.

O estudante de jornalismo da UNIVERSO e morador do Salgueiro, Márzio Sabino, 26 anos, falou da falta de atividade culturais para o jovem da periferia, da defesa do patrimônio cultural e histórico e propôs medidas para organização juvenil de nossa cidade. Defendeu as rodas de rap e movimentos de livre associação da juventude.

Os pré-candidatos a vereador Gabriel Martins, Profª Mirle Menezes e Eduardo Eletricista também se colocaram. Também interviram a professora de Serviço Social da UNIRIO, Secretária de Mulheres do PSOL São Gonçalo, Janaina Bilate e professor da rede estadual Edson Amaro.

A secretaria de juventude do PSOL São Gonçalo, Juliana Coutinho avaliou a atividade como positiva e se demonstrou feliz com o evento.

Filiação de Andressa ao PSOL e aproximação de novos militantes

A filiação da jovem Andressa foi um dos momentos mais emocionantes da atividade. Não é por menos a jovem lutadora, foi uma das principais lideranças da ocupação estudantil da Escola Pandiá Calogeras.

Andressa se filiou ao PSOL
A jovem também tem mostrado muita firmeza ideológica e disposição para a luta. Luta diariamente pelas causas estudantis. É uma jovem que chega para somar e muito nos orgulha te-la nas nossas fileiras.

Luiz, do Colégio Estadual Nilo Peçanha, fez um discurso emocionado, onde abordou a sua relação com a politica, a mudança que a mesma fez na sua vida.  “Depois que comecei a participar da politica, minha mente abriu e passei a olhar o mundo de uma forma mais livre e consciente”. Ao final da atividade colocou a sua disposição de conhecer e atuar junto ao PSOL.







Nenhum comentário:

Postar um comentário